Contrate com calma, demita rápido

Business Coffee

CONTRATE COM CALMA, DEMITA RÁPIDO

O meu papo hoje é com você, que tem a dura missão de contratar colaboradores para sua empresa. Dura porque com um número cada vez maior de pessoas desempregadas, selecionar o profissional mais adequado ao perfil da sua vaga em meio a tantas opções é uma tarefa muito difícil. Mas vou contribuir com uma valiosa orientação para os seus futuros processos seletivos: contrate com muita calma e demita rápido.
Usualmente ocorre o inverso, ou seja, se um profissional indispensável pede demissão e essa vaga necessita de reposição o mais rápido possível, a ansiedade de buscar por esse substituto pode ocasionar uma demanda de foco maior na necessidade da urgência e diminuir o foco em fatores de extrema relevância para a sua escolha, como por exemplo, perfil adequado ao cargo. Isso explica bem o fato de haver um turnover muito elevado em algumas empresas. Tenha sempre em mente que para o recrutamento e seleção, o tempo é sempre um fortíssimo aliado.
Agora, se você necessita fazer uma demissão, esta sim é uma tarefa que requer extrema rapidez e urgência, pois se um colaborador não está evoluindo, se está aquém de suas expectativas ou se é aquela fruta podre que vai contaminando as outras, você vai mantê-lo no seu quadro para quê? Às vezes existe uma ilusão de que o colaborador vai melhorar como em um passe de mágica e na verdade isso não acontece. Então não se engane e pense sempre no seu negócio, contrate com muita calma, mas demita com rapidez quando o cenário assim exigir.
Eu fico por aqui.
Forte abraço, e… a gente se encontra!

Gaby Lourenço é diretora do Grupo Gravattas, consultora e palestrante especializada em Liderança e Recursos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui