Vendas devem aumentar 3,8% no Dia das Mães

Vendas de cosméticos deve ser 11% a mais que em 2018. Foto: Reprodução Internet

Fonte: Correio Brasiliense

As vendas do próximo Dia das Mães deste ano devem ser melhores, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa é de que o volume aumente 3,8% em comparação com a mesma data comemorativa de 2018, descontada a inflação. Sendo assim, será o terceiro ano consecutivo de alta real nas vendas.

Para os analistas, a economia tem se recuperado, mas de forma muito lenta. Especialistas têm errado ano após ano a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB). Isso porque, tanto no fim de 2017 quanto no final de 2018, houve uma expectativa muito positiva em relação à atividade econômica do ano seguinte, o que acabou não se concretizando nos primeiros meses posteriores.

Em janeiro do ano passado, se imaginou que a economia ia crescer 3% em 2018, mas terminou com expansão de apenas 1,1%. Já em 2019, os analistas projetaram PIB de até 2,6%, mas as novas estimativas já estão bem mais baixas, em 1,70%.

Segundo a CNC, as datas comemorativas são consideradas um termômetro da situação atual. O Dia das Mães é como o “Natal do primeiro semestre”. A estimativa da entidade é de que haverá a movimentação financeira de R$ 9,7 bilhões neste período.

O estudo mostra que, apesar da economia fraca, a principal razão para o terceiro aumento consecutivo do faturamento real do varejo está no comportamento dos preços. “Apesar da alta de cerca de 7% no dólar entre maio e o mesmo mês do ano passado, a fragilidade do processo de recuperação econômica tem, desde o fim da recessão, inibido repasses de preços ao consumidor acima da taxa de inflação em diversos segmentos”, explica o levantamento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui