Alunos da rede estadual de Vargem Grande do Sul se classificaram na Competição USP de Conhecimentos, a CUCo, um desafio criado exclusivamente para alunos da rede pública do Estado de São Paulo e que é parte do programa “Vem pra USP!”.
Os aprovados foram Marco Antônio Bento Júnior, Maria Eduarda Zocolan Bedin e Ana Caroline da Silva da Escola Técnica de Vargem Grande do Sul; Arieli Vitória Roque, Luís Felipe dos Santos e Victor Donizete Ferreira da Escola estadual Alexandre Fleming; Camilly Gomes de Oliveira, da Escola estadual José Gilberto de Oliveira Souza; Ana Elisa Cardoso, da Escola Estadual Gilberto Giraldi e Jhenyfer Caroline Marques, do 3º ano do ensino médico da Escola Estadual Achiles Rodrigues, Ana Caroline, Arieli e Ana Elisa, assim como Jhenyfer, também foram premiadas com a isenção da taxa de inscrição no vestibular Fuvest 2020.
A Gazeta conversou com o professor e coordenador do Achiles Rodrigues, Leandro Bento, sobre a competição. Ele informou que todos os alunos do ensino médio das escolas públicas do Estado podem participar da CUCo de forma voluntária e gratuita. Relatou ainda que o programa “Vem pra USP!” foi criado no ano de 2017 por uma iniciativa da Universidade de São Paulo em parceria com a Fuvest e a Secretaria da Educação do Estado. O programa tem como metas valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e criar ações que tragam benefícios às escolas, aos alunos e a USP.
O professor contou que com a classificação da CUCo, Jhenyfer, por exemplo, foi premiada com o certificado de participação emitido pela USP, além do convite para visita monitorada a uma das unidades de ensino da universidade, acesso a plataforma online com material complementar de estudo e isenção da taxa de inscrição para o vestibular Fuvest 2020.
Em entrevista à Gazeta, Jhenyfer comentou que estuda no Achiles Rodrigues desde o 6º ano e adora a escola. Em 2019, ela e seus amigos ficaram sabendo sobre a prova CUCo e acharam bem interessante, pois os ajudaria no ano seguinte a estudar na USP. O professor Leandro os ajudou a entrar no site, fazer todos os procedimentos para prestar a prova.
Jhenyfer comentou que achou difícil a primeira fase da avaliação, porém estava bem confiante e queria seguir para a segunda fase. Os dias passaram, ela foi conferir o resultado pelo site e lá estava seu nome na lista dos aprovados para a próxima etapa da prova. Logo em seguida, no dia 6 de junho, Jhenyfer e os outros alunos fizeram a segunda fase presencial, a qual também achou difícil e pensou que seria impossível passar, pois as questões estavam bem elaboradas.
Ela comentou ainda que algumas semanas se passaram e ela teve uma grande surpresa, o professor Leandro havia postado em seu perfil no Facebook que ela tinha sido aprovada, o que a deixou muito surpresa e feliz. Para aqueles que fizeram a prova e não passaram, ou que acham que não tem capacidade de passar nessas provas, Jhenyfer aconselha que cada um acredite em si mesmo, que estude o tanto que puder, pois isso irá ajudar muito futuramente e que nunca se sabe o quanto vai perder se não se esforçar agora.
“A palavra é mesmo de gratidão. Posso afirmar com muita certeza que os valores ensinados pela escola e professores transformaram a minha vida e a minha evolução. Me ajudou a enxergar o outro de maneira diferente, além de encorajar a desafiar os meus limites e habilidades. A todos, meus sinceros agradecimentos” finalizou.