Com procura em queda, Gripário vai retornar ao antigo local

Explosão de casos em janeiro motivou mudança do Gripário para local mais amplo

Após um início de ano de muita procura, com dezenas de atendimentos por dia e muitos casos registrados de Covid-19 por dia, o Gripário tem registrado queda de movimentação e vai retornar ao antigo endereço, na entrada lateral do Posto de Pronto Atendimento (PPA) na próxima semana.
De acordo com o Executivo, no domingo, dia 6, foram 14 pessoas atendidas, sendo que seis foram notificadas a fazer o exame para a detecção do SarsCov2, o vírus causador da Covid-19. No dia seguinte, segunda-feira, foram outros 14 atendimentos que resultaram em oito notificações. Já na terça-feira, dia 8, 17 pessoas procuraram o Gripário e 10 delas receberam a notificação e na quarta-feira, dia 9, foram atendidos 12 moradores e feitas seis notificações.

Janeiro teve explosão de casos
No dia 7 de janeiro, a Prefeitura realizou a mudança do Gripário para o prédio da antiga Escola Gilda Bastos, à Rua São Brás, 200, na Vila Santa Terezinha, por conta do aumento expressivo da demanda. Naquele dia, 110 pessoas passaram entre o endereço antigo e o novo Gripário, sendo 60 notificadas. Nas primeiras semanas de janeiro, a cidade chegou a registrar mais de 500 novos casos.
Mais de um mês depois, ao que tudo indica, a velocidade de registro de novos casos caiu bastante, o que motivou o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), a planejar a volta do Gripário para onde estava até a primeira semana de janeiro. Mesmo porque no prédio da escola Gilda Bastos funciona o Polo da Univesp em Vargem Grande do Sul, que deve retomar suas atividades em breve.

Sem Gripário
E, caso o registro de novos pacientes siga em queda, a prefeitura já estuda encerrar de vez as atividades do Gripário e a transferência desses pacientes para unidades de saúde. “Se continuar esse baixo número, a tendência e fechar em no máximo 30 dias, a exemplo de outros municípios”, explicou Amarildo. “Em algumas cidades, o atendimento já está sendo no Pronto Socorro ou UBSs”, observou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui