Atletas fizeram exame de faixa preta pela Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo

A atleta Giovana, com o mestre Carlos, o mestre Kim e Diogo Miyahara, assessor do vereador de São Paulo Aurelio Nomura

O tradicional exame de graduação para faixa preta da Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo aconteceu no sábado, dia 9, na sede da Federação, em São Paulo. De Vargem Grande do Sul, quatro atletas estiveram presentes e foram aprovados com louvor pela banca examinadora.
A banca foi composta por diversos mestres e grão mestres, incluindo dois grão mestres representantes da KUKKION Coreia.
Treinando taekwondo desde 2013, Giovana Fermoseli Bedin foi a mais experiente da equipe a conquistar o título de faixa preta. Os atletas Lara Paladino Felipe, Luisa Ranzani Coracinni e Vitor Ranzani Coracinni treinam desde 2016 e também foram aprovados com elogios.
À Gazeta de Vargem Grande do Sul, o mestre Carlos Xavier contou que todos os avaliados participaram de treinos preparatórios obrigatórios, fizeram curso de arbitragem pela Confederação Brasileira de Taekwondo e treinaram arduamente para alcançar o resultado.
Ele explicou que no exame de faixas são avaliados em especial os poomsae, que são a sequência de movimentos de ataque e defesa contra adversários imaginários, golpes de chutes e socos variados, defesa pessoal contra ataques de soco, luta contra um e contra vários adversários, quebramento de tábuas, resistência física, postura, disciplina e muito auto controle.
Os familiares estiveram presentes e acompanharam os testes durante o exame, se emocionando com os atletas quando alcançaram o objetivo.

Mestre Xavier fez exame para 5º DAN
O mestre Carlos Xavier também fez exame de faixas para 5° DAN, após 26 anos de prática e 8 anos do seu exame para 4° DAN. Na ocasião, ele passou por novos testes para alcançar a nova graduação.
Além dos testes técnicos, físicos e disciplinares, para esta graduação é exigido pela Federação de Taekwondo um trabalho escrito, uma monografia dentro dos padrões da ABNT. Ao jornal, ele contou que o tema do seu trabalho foi ‘Os benefícios comportamentais desenvolvidos através das aulas de taekwondo para crianças entre 6 e 11 anos’.
O trabalho de revisão bibliográfica de 43 páginas também incluiu uma pesquisa de campo com 103 famílias de alunos do mestre que praticam ou praticaram taekwondo nesta faixa etária. “A monografia foi apresentada virtualmente na quarta-feira, dia 6, para uma banca de mestres e grão mestres graduados e pós graduados em educação física, sendo aprovada”, disse.
No sábado, dia 9, os exames começaram com os candidatos à 4°, 5°, 6°, 7° e 8° DAN que foram aliados por uma banca especial de grão mestres por conta dos candidatos à 7° e 8° DAN, incluindo examinadores da KUKKION Coreia. Mesmo com duas próteses de quadril, Xavier conseguiu executar todos os movimentos e foi aprovado para o 5° DAN.
Ele falou sobre o exame. “Treinei exaustivamente por vários meses para conseguir fazer o melhor nos testes e fiquei muito satisfeito com o resultados, fui elogiado por vários mestres e grão mestres da banca avaliadora”, disse.

Agradecimentos
O mestre parabenizou os novos faixas pretas pelas conquistas e fez alguns agradecimentos especiais. “Em especial, agradeço a Deus por nos dar a vida para que possamos buscar nossos sonhos. Aos pais e familiares dos novos faixas pretas pelo apoio aos seus e por confiar em meu trabalho. À Escola D Pedro II que oferece aulas para os alunos gratuitamente, sendo que os quatro atletas aprovados começaram a treinar na escola”, comentou.
A cerimônia de entrega de faixas acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22, no Poliesportivo da Vila Santana junto com os 113 alunos que fizeram exame de faixas no dia 26 de novembro.

Foto: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui