Painel

Mudança da presidência da Comissão de Obras
A Comissão de Obras, Serviços Públicos e outras atividades era presidida pela vereadora Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto (Republicanos) e, com Danutta assumindo a presidência da Casa de Leis no dia 2 deste mês, a Comissão passou a ter o vereador Guilherme Contini Nicolau (MDB) como presidente. Os demais cargos da Comissão de Obras não foram alterados, tendo Carlos Eduardo Scacabarozi, o Canarinho (PSDB) como vice-presidente, Antônio Carlos Bertoleti (PSD) como secretário e Hélio Magalhães Pereira (União Brasil) como suplente.

Faltaram
Na terça-feira, dia 9, aconteceu a primeira sessão extraordinária de 2024 da Câmara Municipal. O que surpreendeu, no entanto, foi que dos 13 vereadores, apenas 8 estavam presentes. Faltaram os vereadores Carlos Eduardo Scacabarozi, o Canarinho (PSDB), Gláucio Santa Maria Gusman (União Brasil), Guilherme Contini Nicolau (MDB), João Batista Cassimiro, o Parafuso (PSD) e Maicon do Carmo Canato (Republicanos). Na pauta da sessão, havia projetos enviados pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (Sem partido), sendo três de abertura de crédito, e também o projeto de lei 159/23, que visa limitar a até 20% o incremento do IPTU a uma parcela da população.

Pediu vista
Após a retirada do pedido de vista realizado pelo vereador Gláucio Santa Maria Gusman (União Brasil) no projeto de lei 159/23, limitador do IPTU, o vereador Celso Itaroti Cancelieri Cerva (PTB) fez pedido de vista do projeto durante a sessão. Para o vereador Itaroti, o Chefe do Executivo precisa enviar pessoas à Casa de Leis para explicar melhor sobre o projeto e sobre esse acréscimo para alguns moradores e, além disso, o projeto precisa ser analisado e discutido em sessão ordinária, com a presença dos 13 vereadores e não apenas 8.

Mais responsabilidade
A presidente Danutta ressaltou que o projeto de lei está tramitando na Câmara Municipal desde o dia 11 de dezembro e que segurá-lo pode prejudicar a população, uma vez que sem a aprovação ou rejeição do limitados, os carnês do IPTU não podem ser entregues à população. Danutta pontuou que todos os vereadores foram convocados para a sessão extraordinária e sabiam dos projetos pautados, então deveriam estar presentes para discutir sobre o projeto do limitador do IPTU, que é tão importante e também polêmico. O vereador Itaroti, que pediu vista, disse que como o vereador Gláucio havia feito o pedido, estava aguardando mais informações para esclarecer sobre o projeto, mas como o pedido foi retirado, precisou registrá-lo novamente.

Parabenizou
O vereador Paulo César da Costa, o Paulinho da Prefeitura (PSB), lamentou a falta de 5 vereadores na sessão extraordinária e parabenizou a presidente da Casa de Leis, Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto, por ter marcado a sessão em uma terça-feira, às 19h, o que facilitaria a presença dos vereadores. Danutta pontuou que marcou neste horário, pois, embora os vereadores não tenham expediente, todos estão habituados a participarem de sessões às terças-feiras à noite. As sessões ordinárias acontecem às primeiras e terceiras terças-feiras de todo mês, às 19h30, e podem ser acompanhadas pela página do YouTube da Câmara, buscando por Câmara Vargem Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui