Nesta quarta matéria sobre a saúde municipal, o jornal Gazeta de Vargem Grande focou no atendimento odontológico, importante segmento da saúde dos vargengrandenses e onde a prefeitura municipal através de seu Departamento de Saúde presta um relevante serviço à população, principalmente através do Centro de Especialidades Odontológicas-CEO Dr. Gláucio Marini de Andrade, localizado na Rua Paraíso, na Vila Santana, onde também se encontra o Centro Odontológico-CO de atendimento básico.
Conforme explicou ao jornal a dentista Patrícia Morandin Gambaroto Milan de Andrade, responsável pela saúde bucal do município, o CEO é composto por três consultórios odontológicos onde trabalham sete dentistas nas especialidades. Afirmou que a rede municipal tem mais 11 dentistas trabalhando, sendo que quatro atendem também clínica geral no CEO. Os cirurgiões dentistas começam a atender às 7hs e à noite o atendimento se estende até às 21hs.
As emergências são atendidas às 7hs, 12hs e às 17hs, sendo que quem está com dor e não pode comparecer nos horários acima, o atendimento para emergência vai das 17hs às 21hs.
No CEO são atendidas diversas especialidades, sendo que na região, somente em São João da Boa Vista a população tem este tipo de atendimento. São atendidos no CEO, com agendamento prévio: pacientes especiais; prótese total (dentadura); endodontia (tratamento de canal para dentes anteriores para qualquer idade desde que o dente possa ser restaurado posteriormente na rede pública e molares de acordo com o protocolo); cirurgia menor; periodontia (tratamento gengival) e diagnóstico (prevenção do câncer bucal).
Em entrevista que concedeu ao jornal, a diretora de Saúde Maria Helena Zan afirmou que para atender toda a rede pública de saúde bucal, o município conta com quase 20 dentistas, que atendem tanto no CEO, como também no Centro Odontológico-CO, que ficam juntos, além destes profissionais prestarem também serviços odontológicos em quatro postinhos de Saúde, os ESFs.
Nas duas audiências públicas realizadas pela saúde municipal este ano conforme exigência do Ministério da Saúde do governo federal, consta os dados referentes ao primeiro e segundo quadrimestre de 2023, sendo que o último quadrimestre ainda não foi publicado na página de transparência da prefeitura municipal.
O jornal teve acesso aos seguintes dados com referência à saúde bucal dos vargengrandenses prestados pela rede municipal de saúde: Atendimento em Odontologia 11.664; Pacientes agendados 5.536; Extrações 1.253; Número de Escovação 683; Primeira consulta 3.306; Tratamento completado 1.441; Endodontia 267; Emergências 2.565; Restaurações 3064; Próteses 277; 3º molares inclusos 135; Biópsia 6; Atividade coletiva 5.454; Atendimento gestante 219; Tratamento completado 964; Selante 82 e Tratamento restaurador atraumático (ART) 69.
Caso permaneça a mesma média de atendimento feito nestes oito meses, até agosto de 2023, pode-se concluir que até o final de 2023, o total de atendimento a pessoas que procuraram o serviço de saúde bucal do município deve se aproximar de 18 mil pessoas.












