Com mil casos de dengue, prefeito decreta estado de Emergência

Vargem está em Estado de Emergência de Saúde Pública em razão da Epidemia de Dengue no município. É o que traz o decreto nº 6.018, publicado na edição de terça-feira, dia 27 de fevereiro, do Diário Oficial do Município. Informações da Prefeitura Municipal dão conta que até quinta-feira, dia 29, haviam 998 casos positivos da doença. Das 1.565 notificações registradas, 567 casos deram negativos.
O decreto assinado pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (Sem Partido) leva em consideração que há um elevado número de casos da doença na cidade, que houve aumento nas internações hospitalares de pessoas com suspeita de dengue e que é preciso adotar medidas urgentes de combate ao avanço do mosquito aedes aegypt, transmissor da doença.
Com a instituição do estado de emergência, a prefeitura poderá adotar medidas como a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da dengue, contratar profissionais para o Sistema Municipal de Saúde, por prazo determinado, para atender a necessidade excepcional temporária, ampliar a carga horária dos contratos administrativos vigentes, considerando as cargas horárias previstas em lei para os cargos da área da saúde.
O decreto também autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, independentemente de prévia autorização dos proprietários. Também autoriza a entrada em imóveis habitados nos casos em que houver recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado.
Caso haja algum obstáculo para que essa medida seja cumprida, a prefeitura poderá adotar providências necessárias, inclusive acionando o Judiciário.
O Decreto também autoriza a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, que em Vargem fica sob a coordenação do Departamento Municipal de Segurança e Trânsito (Desetran), caso seja necessário.

Novo local de atendimento
Desde esta sexta-feira, dia 1º, as pessoas com sintomas de dengue já estão sendo atendidas ao lado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Avenida da Saudade. O atendimento no local será das 8h às 20h todos os dias.
No PPA, no prédio do Posto de Saúde, o atendimento aos pacientes com outros sintomas continua normalmente 24 horas por dia. A prefeitura pede que as pessoas que tiverem sintomas de dengue dentro desse horário, compareçam ao antigo setor da fisioterapia para atendimento adequado. Após às 20h, porém, as pessoas com sintomas de dengue devem procurar o PPA.

Contratação na área da enfermagem
Para suprir a necessidade de pessoal, em razão do Estado de Emergência de Saúde Pública, a prefeitura abriu na quinta-feira, dia 29, o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2024, para cadastro reserva, visando a contratação temporária de enfermeiro e técnico em enfermagem
As inscrições deverão ser efetuadas até terça-feira, dia 5, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição disponibilizado no site www.vgsul.sp.gov.br e encaminhado para o e-mail processoseletivo@vgsul.sp.gov.br com anexação de Diploma e documentação comprobatória dos Títulos e Experiência Profissional a serem pontuados.
De acordo com a prefeitura, não há taxa para inscrição e ela deverá ser feita exclusivamente por e-mail.
Os critérios de avaliação e classificação deste Processo Seletivo Simplificado acontecerá mediante Prova de Títulos, composta de avaliação de títulos acadêmicos, cursos de capacitação e experiência profissional para todos os empregos.
De acordo com o edital, o Processo Seletivo Simplificado terá a validade de 180 dias, podendo ser prorrogado. Para mais informações, os interessados deverão acessar o edital completo pelo site www.vgsul.sp.gov.br, clicando em Transparência, em Concursos e Processos Seletivos e, depois, em Processo Seletivo Simplificado nº 001/2024.

Locais fechados
Pela cidade, a Gazeta de Vargem Grande verificou que alguns estabelecimentos estiveram fechados nas últimas semanas. Conforme apurou o jornal, o motivo foi casos de dengue envolvendo funcionários e proprietários dos locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui