Painel: Vai asfaltar

Vai asfaltar
Segundo apurou a reportagem da Gazeta de Vargem Grande, a prefeitura deve asfaltar o trecho da Av. Regato em frente o campo da Vargeana, que ficou sem o benefício aguardando que se resolvesse a questão da grande quantidade de água que desce naquele local e poderá prejudicar o asfalto. Faz-se o asfalto e depois corre-se atrás para resolver a questão da água das chuvas.

Fim da reeleição
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (21), o fim da reeleição para cargos do Executivo (presidente, governador e prefeitos), mandato de cinco anos e eleições unificadas. Se aprovadas, a mudança não valeria para as eleições de 2026, com todas as mudanças só acontecendo em 2034, após um período de transição.
Em 2028, ela passaria a valer para prefeitos, e em 2030, para governadores e o presidente da República, não havendo possibilidade de reeleição para quem se candidatar pela primeira vez para as funções.
Para o governador ou presidente que for eleito para o primeiro mandato em 2026, ainda haverá possibilidade de disputa em 2030 para uma segunda gestão.
Ainda de acordo com a PEC, seria aumentado para cinco anos o período de mandato de cargos do Executivo — presidente, governador e prefeito — além de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais e os mandatos de senadores também seriam reduzidos para cinco.

Em Vargem
Se aprovadas pelo Congresso, o próximo prefeito de Vargem que se elegerá em 2028, não poderá mais disputar a reeleição e seu mandato seria de 5 anos. O mandato dos vereadores também seria de cinco anos, podendo no caso dos cargos do Poder Legislativo, disputar a reeleição.

Numa só tacada
Aprovada a lei, quando o eleitor for votar, provavelmente em 2034, vai escolher de uma só vez vereador; deputado estadual (ou distrital, se morar no Distrito Federal); deputado federal; senador (cada eleitor vai escolher três candidatos de uma vez); prefeito; governador e presidente da República.

População deve participar
A audiência pública para discutir as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2026, a LDO, acontecerá nesta segunda-feira, dia 26. A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça e participe do processo de planejamento financeiro do município, contribuindo com sugestões e esclarecendo dúvidas sobre o projeto de lei que definirá as prioridades e metas orçamentárias para o próximo ano. Por isso, é fundamental que a população esteja presente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui