Faleceu Nilo, um dos maiores fotógrafos de Vargem

Faleceu neste sábado, dia 12 de julho, o fotógrafo Petronilho dos Santos, aos 90 anos de idade. Uma das referências históricas da fotografia em Vargem Grande do Sul, Nilo, como era conhecido, no auge da fotografia em décadas passadas, foi um dos mais requisitados da cidade para cobrir importantes eventos, casamentos, batizados, festas e personalidades.

Nascido no dia 22 de setembro de 1934 em São José do Rio Pardo, Nilo se mudou para Vargem no ano de 1954, quando tinha 20 anos de idade. Ele se casou com Maria de Lourdes Daniel dos Santos, de quem era viúvo e com quem teve duas filhas, a professora aposentada Regina Célia dos Santos e a psicóloga Ana Maria dos Santos, já falecida.

Numa reportagem realizada pela Gazeta de Vargem Grande em 2020, quando se aposentou do seu trabalho como fotógrafo, Nilo contou que como já trabalhava com fotografia em sua cidade natal e depois continuou com o ofício em Vargem. Desde sua juventude ele já fotografava. Além disso, era músico e durante muitos anos tocou na orquestra Melodia, de São José do Rio Pardo.

Contando sua história ao jornal, ele relatou que desde os seis anos de idade já mexia com fotos, por isso aos sete anos já tinha um patrão, o fotógrafo Nélson Consolo, o qual o ajudou muito e lhe ensinou tudo o que sabia sobre fotografia. Nilo trabalhou com Nélson até se mudar para Vargem e montar o seu próprio estúdio fotográfico na cidade.

Sobre as fotografias que mais gostou, ele disse à Gazeta na época que era difícil escolher. “Tem tantas. Fotografei tanta gente que não consigo uma favorita. Muitas personalidades e até pessoas de poder”, disse na ocasião.  Sobre profissionais que ele admirava, Nilo falou sobre Armando Bernardes da extinta Rede Manchete e Jorge Toroqui do Cruzeiro, duas personalidades que conheceu e em seguida começou a trabalhar com reportagem, considerando-os como seus padrinhos de profissão.

Em seus 65 anos trabalhando como fotógrafo na cidade, Nilo registrou várias festas, batizados, casamentos, além de realizar a cobertura de visitas oficiais de governadores, deputados, entre outros. Em Vargem, ele foi muito amigo do monsenhor Celestino Cabrera Garcia, do comerciante e provedor do Hospital de Caridade Antônio Coury, e também do ex-prefeito municipal Huber Brás Cossi, todos já falecidos.

Nilo foi homenageado pelo Rotary Club no dia 21 de outubro de 2014, recebendo o título de Profissional do Ano e em 2 de dezembro de 2021, recebeu o troféu Turíbio dos Santos, por ocasião das comemorações do Dia da Consciência Negra.

Na entrevista concedida ao jornal há cinco anos, Nilo disse que o que mais o teria emocionado nestes anos todos de profissão, foi um acidente de automóvel no qual faleceram cinco meninas e ele fotografou o ocorrido. Petronilho dos Santos juntamente com os fotógrafos Virgílio Forlin, Agenor Pereira, dentre outros, tiveram grande importância histórica também, ao registrarem com suas câmeras e profissionalismo, o cotidiano de Vargem Grande do Sul.

Seu velório está sendo realizado no Cemitério Parque das Acácias, onde será sepultado neste sábado, as 15h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui