GCM de Vargem atende mais de 3,4 mil ocorrências em 2025

Canil da GCM atuou em operações importantes em 2025

Ações envolveram segurança pública, defesa civil, resgates, trânsito e apoio a diversos setores da Prefeitura e entidades

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vargem Grande do Sul atendeu 3.481 ocorrências ao longo do ano de 2025, conforme levantamento fornecido à Gazeta de Vargem Grande pelo diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Rogério Bocamino. Os dados evidenciam a relevância e a variedade do trabalho desenvolvido pela corporação no município, que vai além do monitoramento e segurança do patrimônio, mas abrange ações em resgates, segurança pública, defesa civil, trânsito e apoio a outros órgãos.
Entre as ocorrências mais frequentes atendidas pelas equipes de patrulhamento ostensivo e preventivo, estão os chamados de averiguação, com 396 registros em 2025. Esse tipo de ocorrência corresponde às solicitações recebidas pelo Centro Operacional da GCM em que, após o deslocamento da equipe, o fato não é constatado no local indicado. Na sequência aparecem os casos de desinteligência, as conhecidas brigas, com 65 ocorrências, seguidas por ocorrências de furto, com 55 registros, auxílio ao público (47), perturbação do sossego (43) e agressão, com 32 atendimentos. Também foram contabilizados 16 atos infracionais, que são atos ilegais cometidos por adolescentes, e 15 ocorrências de violência doméstica ao longo do ano.

Defesa Civil
Na área de Defesa Civil e atendimentos diversos, a GCM teve participação significativa em situações de risco e emergência. Foram 98 ocorrências de incêndio em vegetação, além de 12 incêndios em residências e sete incêndios em veículos. O levantamento aponta ainda 78 capturas de animais, 41 registros de animais em local de risco, 37 chamados envolvendo enxames de insetos e 30 quedas de fios.

Resgate
Os atendimentos da Unidade de Resgate somaram 1.084 ocorrências, incluindo 152 sinistros de trânsito, 116 acidentes pessoais, 64 casos de pessoas com hipertensão, 58 atendimentos por algia (dores severas), 58 ocorrências de intoxicação exógena e 12 casos de engasgamento. Também foram registrados 55 atendimentos recusados, quando a pessoa optou por não ser encaminhada a uma unidade de saúde.

Apoio
Além das ações diretas, a Guarda Civil Municipal prestou apoio constante a entidades e departamentos da Prefeitura, reforçando o caráter integrado do serviço público. No período, foram 33 apoios ao Hospital de Caridade, 55 ao Departamento de Saúde, 77 à Divisão de Trânsito, 33 ao Poder Judiciário, além de 20 apoios à Polícia Civil, 20 à Polícia Militar e 15 ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ações mostram impacto positivo na comunidade
De acordo com o levantamento, os números refletem apenas parte da diversidade de ocorrências atendidas diariamente pela corporação. “Na realidade, a Guarda atende muitos tipos de ocorrências diferentes, o que demonstra a importância do trabalho preventivo e de apoio à população”, destaca o relatório do departamento.

Fotos: Guarda Civil Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui