Prefeitura consegue na Justiça liminar contra lei de isenção de IPTU

O prefeito Amarildo Duzi Moraes(PSDB) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) com relação à Lei Municipal nº 4.649 de 2022, com base no Projeto de Lei n.º 108/21, de autoria dos vereadores Bertoleti (PSD), Celso Itaroti (PTB), Célio Santa Maria (PSB) e Paulinho da Prefeitura (PSB), que concede isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às pessoas de baixa renda de Vargem. Na quarta-feira, dia 16, o TJ deu liminar favorável à prefeitura suspendendo a eficácia da lei.
O projeto de lei foi aprovado em Plenário, mas foi vetado pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), alegando que embora fosse valiosa a intenção dos vereadores, o projeto padecia de inconstitucionalidade e ilegalidade, uma vez que incorria em vício de inconstitucionalidade material.
Na ocasião, as justificativas do Executivo não fizeram com que a grande maioria dos membros do Legislativo mudasse de opinião e o veto foi votado e rejeitado na sessão de Câmara realizada no dia 2 de março, com o vereador Canarinho (PSDB) a favor das argumentações de Amarildo, alegando a inconstitucionalidade do projeto.
O projeto foi enviado novamente a Amarildo que teria 48 horas para publicá-lo. Caso não o fizesse, o presidente da Câmara Municipal após o prazo legal dado ao Executivo, teria então 48 horas para publicar o projeto aprovado pela Câmara, tornando o mesmo em lei municipal, o que ocorreu no dia 8 de março.
Amarildo, por sua vez, ajuizou a Adin fundamentando que a lei ao prever a renúncia de receita, não se fez acompanhar de estimativa de impacto financeiro.

Liminar
Em seu despacho, o relator Matheus Fontes, do órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, concedeu liminar ao Executivo de Vargem Grande do Sul, observando que existe aparentemente a renúncia fiscal sem que se demonstre o impacto orçamentário, o que viola a Legislação vigente. Assim, concedeu a medida cautelar para suspender provisoriamente a eficácia da Lei até o julgamento pelo Órgão Especial.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma conquista o poupa tempo mais cadê o banco do povo qui faz 80 dias sem 1 pessoa pra nós atender ligo pro prefeito ele não dá 1 posição liga na prefeitura ninguém te dá uma resposta vcs da Gazeta poderia ver pra mim obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui