Miguel e Helena são os nomes mais registrados em 2023

Quando criança, Miguel não conhecia tantas pessoas com seu nome. Fotos: Arquivo Pessoal

Os nomes Miguel e Helena lideram o ranking de mais escolhidos pelos pais para registrar os bebês nascidos em 2023. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que representa os cartórios de registro civil do país.
No país, houve 25.140 registros com o nome Miguel e 23.047 com Helena. No entanto, nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah, Isaac, Aurora, Ísis, Maya, Liz, Maitê e Eloá já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais.
Miguel repetiu a liderança do ranking do ano passado. Já Helena, que no ano passado havia perdido o posto para Maria Alice, assumiu a liderança novamente em 2023.
Além de Miguel e Helena no topo da lista, os nomes mais dados por brasileiros no decorrer deste ano foram Gael, Theo, Arthur, Heitor, Maria Alice, Alice, Davi e Laura, mesmos nomes que apareciam no ranking do ano passado, mas ocupando posições diferentes.
Os dados completos estão no Portal da Transparência do Registro Civil. Na plataforma é possível realizar buscas por ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, com a possibilidade de filtrar por nomes simples e compostos.
Os dez nomes masculinos mais frequentes foram: Miguel, Gael, Theo, Arthur, Heitor, Davi, Ravi, Samuel, Bernardo, Noah. Entre as meninas estão Helena, Maria Alice, Alice, Laura, Cecília, Maria Cecilia, Maite, Heloísa, Antonella e Maria Clara.
No Estado de São Paulo, no topo da lista de registro estão Helena com 7.015, Miguel com 6.853, Gael com 6.008, Alice com 5.810 e Arthur com 5.357.

Regionalidades
O ranking dos nomes mais registrados permite ainda encontrar realidades regionais marcantes no país. No Norte, o nome mais registrado foi masculino, sendo Miguel, seguido de Gael, Heitor e Arthur. Em quinto lugar está o primeiro feminino, sendo Helena.
No Nordeste, Maria Alice foi o nome mais registrado, seguido de Maria Cecília. Em terceiro lugar, está o nome masculino mais registrado: Gael.
No Sul, o primeiro lugar no ranking está com Miguel e, após, com Helena. No Sudeste, o nome mais registrado foi Helena, seguido de Miguel. No Centro-Oeste, Helena está liderando os registros, com Miguel logo em seguida.

Em Vargem
De acordo com o ranking, 163.040.132 crianças nasceram no Brasil neste ano, até o dia 18 de dezembro. Em Vargem Grande do Sul, de acordo com o Cartório de Registro Civil da cidade, foram registradas 493 crianças.
Pelo Portal da Transparência, foi possível verificar que entre as crianças nascidas em Vargem Grande do Sul, os nomes para meninos mais registrados foram Gael e Helena, ambos com 7 registros. Em seguida, estão Miguel, Antonella e Heloísa, com 6 registros cada um.
Após, estão Pedro Henrique, Maria Clara, Maria Alice, Anthony, Heitor, Davi e Maite, todos com 5 registros cada. Maria Cecília, João Miguel, Henrique, Maria Luiza, Victor Hugo, Gabriel, Manuela e Pedro tiveram 4 registros cada.

Arcanjo de Deus
O significado do nome Miguel é ‘Arcanjo de Deus’. Este foi o motivo que levou os pais de Miguel Biavati Strazza Jaime, de 24 anos, a registrá-lo com este nome.
Miguel é professor de Matemática na Rede Estadual de Ensino. À Gazeta de Vargem Grande, Miguel contou que, sinceramente, acha muito incrível que seu nome seja o mais registrado no país desde 2020.
“Afinal, gosto muito do meu nome e vejo que os pais de hoje em dia também! É um nome simples para o desenvolvimento das crianças em sua alfabetização e também de fácil pronúncia, além de ser curto e agradável”, disse.
O professor contou que espera que as crianças e as novas gerações que estão por vir, continuem carregando o nome Miguel adiante. “Quando eu era criança e adolescente não havia tantas pessoas com o meu nome, conhecia apenas algumas, mas hoje em dia percebo o quanto aumentou”, contou.
“Um fato até engraçado, foi uma vez no Shopping, onde encontrei em uma loja três outras crianças com o nome de Miguel, todos de famílias diferentes”, finalizou.

Reluzente ou resplandecente
Muito bonito e profundo o significado do nome Helena. O nome ficou no topo da lista de nomes femininos mais registrados nas crianças em 2020, em 2021 e novamente em 2023.
Ao jornal, a empreendedora Helena João Aliende Barbieri, de 36 anos, contou que acha muito curioso que o nome seja, há anos, um dos mais registrados, uma vez que por décadas conheceu apenas mais duas ou três Helenas.
Helena contou que nos últimos anos têm se surpreendido ao ver tantas crianças com seu nome. “Isso tem mudado nos últimos anos. Durante minha infância, nos anos 90, eu conhecia apenas mais duas Helenas. Isso fez com que eu demorasse muito pra gostar do meu nome”, disse.
A grande quantidade de Helenas, contudo, não incomoda a empreendedora nem um pouco. “Sempre gostei de nomes clássicos, acho muito bonito ver crianças hoje chamadas Maria, Aurora, Helena, Teresa, Ana, etc.”, contou.
Ela contou à Gazeta o motivo de seus pais terem escolhido Helena para seu nome. “Eles buscavam um nome forte e tinham uma lista. Dizem que quando leram todos, eu sorri ao ouvir Helena”, completou.

Primeiro e último bebê do ano
Uma das matérias mais aguardadas pelos leitores da Gazeta de Vargem Grande é sobre quem foi o último bebê a nascer no ano que chegou ao fim e quem foi o primeiro bebê a vir ao mundo no ano que se inicia. Essa é uma matéria que o jornal fez por mais de 40 anos.
Este ano, no entanto, devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Gazeta não teve acesso aos dados do último bebê nascido em Vargem Grande do Sul em 2023 e nem do primeiro bebê nascido na cidade em 2024. Nem o Hospital de Caridade e nem o Cartório de Registro Civil passaram as informações.
Do último bebê, a única informação obtida pelo jornal, foi de que é uma menina, que veio ao mundo no sábado, dia 30.
A mãe do primeiro bebê, nascido na terça-feira, dia 2, contatou a Gazeta e enviará os dados do garotinho para ser publicado na próxima semana.
A Gazeta deseja que ambos bebês cresçam com muita saúde, muita paz e repletos de muito amor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui