Em breve, o Vai Quem Guenta Biker’s e Beer, a mais nova casa do ciclista de Vargem Grande do Sul vai abrir suas portas ao público. Instalado em um espaço completamente reformulado para receber os amantes do pedal e também amigos, o Vai Quem Guenta vai oferecer não apenas um ponto de encontro para tomar uma cervejinha após a pedalada, como também terá à venda bicicletas, equipamentos e peças, além de servir de ponto de apoio para os peregrinos que passam por Vargem ao percorrerem o Caminho da Fé.
O Vai Quem Guenta Biker’s e Beer nasceu da ideia de amigos de Vargem que começam a pedalar. Aos poucos, se formou um pequeno grupo de ciclistas amadores. Alguns deixaram de pedalar, mas outros amigos foram se juntando, estreitando ainda mais esse laço.
Se reunindo após os pedais para conversar, planejar o próximo passeio, esse grupo percebeu que seria interessante ter um local para os encontros, para levar a família, chamar mais ciclistas, seja ele “peba”, que entre os ciclistas é aquele mais fraco no pedal, ou mais ativo. Assim, foi criado o Vai Quem Guenta Biker’s e Beer.
À reportagem da Gazeta de Vargem Grande, Alexandre Barroso, que pedala há cerca de 4 anos, comentou que muitas vezes o grupo saía para o pedal e não encontrava um lugar mais adequado para sentar e relaxar ou ainda fazer um lanche.
Assim, a ideia é ter no local um ponto de encontro dos ciclistas que partem para o passeio, com um café, um sanduíche, e também para relaxar tomando uma cerveja gelada depois dos quilômetros pedalados. Além disso, haverá serviço de bar e petiscos funcionando durante todo o dia.
Prédio Histórico
O ponto escolhido foi o antigo prédio onde até recentemente funcionava a Suprema Pizzaria. Construído há muitos anos, abrigou a Fecularia Candinho, dos sócios Jércio Alexandre Beloni e Cândido Aleixo Pereira Neto, o “Zinho”, que produzia derivados de milho, tais como farinha de milho, canjica, etc. De acordo com Mario Poggio Junior, estudioso da história de Vargem, o empreendimento foi posteriormente vendido para Liberato, Antônio e José de Carvalho, que mudaram seu nome para Fecularia Santana
O imóvel foi adquirido pelo artista plástico Jack Ronc, que faleceu em 2011 e sua família passou a administrar o imóvel. De acordo com Alexandre, entre as adequações feitas, estão melhorias na parte elétrica, na segurança, telhado e iluminação.
Como a proposta do empreendimento é também valorizar a história de Vargem, uma das obras de Jack, justamente uma que traz a pintura de ciclistas, foi reproduzida e será exposta no prédio.
Apoio aos peregrinos e ciclistas
O Vai Quem Guenta busca ser ainda um ponto de apoio aos peregrinos que percorrem o Caminho da Fé. Nos fundos do imóvel, há um banheiro com chuveiro que os caminhantes poderão usufruir. Há ainda local para guardar as bicicletas em segurança e até um ponto para lavar as bikes.
Manutenção
Haverá também serviço de manutenção para bicicletas e venda de bikes novas. Quem precisar de peças, acessórios e até roupas, encontrará tudo no Vai Quem Guenta Biker’s e Beer.
De acordo com Alexandre, a expectativa é que nos próximos dias, os amantes do ciclismo de Vargem e região já poderão conhecer este novo ponto de encontro.