Neste sábado campanha cadastra doadores de medula

0
632
Para fazer o cadastro é recolhida amostra de sangue do voluntário. Foto: Inca

Moradores de Vargem Grande do Sul poderão participar neste sábado, dia 27, da Campanha de Cadastro de Medula Óssea, que será realizada das 9h às 13h, no Centro Pastoral São Benedito, em parceria entre o Hemocentro da Unicamp com a prefeitura de Vargem Grande do Sul.
O Hemocentro é responsável por cadastrar os interessados em se tornar doadores de medula óssea. Os dados são agrupados em um registro único e nacional (Redome). Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. O processo de busca do doador é simples e totalmente informatizado. O médico responsável inscreve as informações do paciente necessitado do transplante, incluindo o resultado do exame de histocompatibilidade – HLA (exame que identifica as características genéticas de cada indivíduo), no sistema do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Após aprovação da inscrição do paciente, a busca é iniciada imediatamente.

Medula Óssea

A medula óssea é um tecido líquidogelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas.
Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Doador

O voluntário deve ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Para fazer o cadastro é recolhida amostra de sangue do voluntário. Foto: Inca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui