Morador enfrenta problema com caramujos há anos

Morador enfrenta problema com caramujos há anos. Foto: Arquivo Gazeta

Um morador da rua Carino da Gama Correa, no Jardim São Luís, entrou em contato com a Gazeta de Vargem Grande para falar sobre a infestação de caramujos em sua casa que ocorre há anos. O morador contou que tenta combater os caramujos de todas as formas, mas eles sempre voltam em época de chuva. Esse problema dura quase 30 anos.
O morador contou que os caramujos vêm do terreno ao lado de sua casa, principalmente em época de chuva, pois nesse período os ovos de caramujo eclodem e centenas dos bichos saem da terra para aproveitar a umidade do solo.
O munícipe falou que reclamou sobre o problema ao agente comunitário que atende seu endereço, pois quando os caramujos morrem, suas cascas acumulam água, o que contribui para a proliferação do mosquito da dengue, porém, não foi o suficiente para que o poder público buscasse uma resolução para o problema.
Então, o morador foi até a Vigilância Sanitária, mas não obteve o relatório que o agente comunitário emitiu. Assim, ele se deslocou até o Posto de Saúde Nabil Zarif para relatar o mesmo problema sobre as cascas dos caramujos, já que em sua avaliação, se trata de um problema de saúde pública. Segundo ele, representantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) emitiram um comunicado à fiscalização que notificou o dono do terreno para fazer a limpeza.
O proprietário foi notificado no dia 6 de março e tem o prazo de 15 dias para efetuar a limpeza do terreno. O morador lembrou que o dono do terreno havia feito uma limpeza há cerca de um mês, porém, sem solucionar o problema. Assim, ele ainda aguarda uma solução para o caso.

Prefeitura orienta moradores

De acordo com Alessandro de Souza, coordenador da Vigilância Sanitária, os caramujos sempre aparecem quando o meio ambiente onde eles estão é favorável, isto é, quando há mato alto, que sirva de alimento, sombra, que serve para se protegerem e umidade, local perfeito para que eles procriem livremente.
Para evitar o surgimento dos caramujos, ele ressalta que é necessário que o proprietário do imóvel não deixe que estas condições aconteçam. Assim, o local deve ser limpo, se mantido sem mato, para que não haja áreas de sombra e umidade.
Quando eles aparecem, o próprio morador ou proprietário devem tomar algumas medias. Entre elas, retirar os caramujos do local através da catação manual, isto é, coloque luvas e retire um a um, colocando em um balde com agua e sal. Isto ira matar os caramujos.
Depois de colocá-los no balde com agua e sal, ele podem ser acondicionados em sacos de lixo. É preciso colocar cal virgem junto e após, descartados normalmente no lixo. Segundo Sandro, o local deve ser limpo, capinado e retirado todo mato que sirva de abrigo e alimento.

Morador enfrenta problema com caramujos há anos. Foto: Arquivo Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui