Prefeitura intensifica campanha para vacina contra o HPV

Vacina contra HPV pode ser obtida nos postos de Saúde de Vargem. Foto: Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde alerta os pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o HPV (papilomavírus humano). Mais de 27 mil adolescentes e pré-adolescentes da região de São João da Boa Vista precisam aderir à vacinação. Em Vargem Grande do Sul, a prefeitura intensificou a divulgação sobre a vacina.

As doses estão permanentemente disponíveis nos postos para meninas com idade entre 9 a 14 anos e meninos na faixa de 11 a 14 anos. A vacina é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. O esquema de imunização completo é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada após seis meses a primeira.

Em Vargem, já receberam a primeira dose da vacina 86% das meninas entre 9 e 14 anos, ainda faltam 257 garotas. Já a segunda dose foi ministrada em 58,6% do público alvo, faltando 703 crianças.

Entre os meninos, a primeira dose foi aplicada em 43,5% do público entre 11 e 14 anos, faltando 762 garotos. A segunda dose foi dada a 21,1% dos meninos, faltando 934.

“Na tentativa de alcançarmos a meta, o Departamento de Saúde realizará um trabalho através da distribuição de panfletos informativos, nas escolas e unidades de saúde do município, alertando os pais e responsáveis sobre a importância deste ato tão simples e tão significativo para a saúde dos adolescentes”, afirmou a diretora de Saúde, Maria Helena Zan.

Ela lembrou que há também a exigência desta vacina, de acordo com a nova lei municipal, para realização de renovação de matrícula escolar.

Vacina contra HPV pode ser obtida nos postos de Saúde de Vargem. Foto: Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui