Campanha recolhe 47 bolsas de sangue

Voluntários participam da campanha; para coordenação número ficou abaixo do esperado

A primeira campanha de doação de sangue do ano de 2019, em Vargem Grande do Sul, aconteceu na última quinta-feira, dia 14. A coleta foi realizada no Centro Pastoral São Benedito, das 9h às 12h.

Segundo o responsável pela campanha, Romano Gonçalves dos Santos, técnico do hospital Hemocentro da Unicamp, que fornece bolsas de sangue à cidade e região, a doação contou com um número de 60 candidatos e 47 bolsas efetivamente arrecadadas, sendo 11 delas de doadores que participaram pela primeira vez. “Fechamos o número de hoje bem abaixo da nossa previsão, que era de 90 candidatos”, comentou Romano.

Para Andrea Aparecida Rodrigues, de 38 anos, o sentimento de salvar vidas é gratificante. “Nós começamos a doar sangue por causa de minha enteada, que teve leucemia, então achamos importante. Hoje estamos ajudando alguém e amanhã pode ser nós que precisaremos”, disse a doadora. “Eu achava que não podia doar, pois quando criança tive hepatite, mas descobri que após uma certa idade, já pode doar sem problemas. Me senti honrada quando descobri que era possível, fiquei muito feliz mesmo, porque eu tinha vontade mas achava que não podia”, contou Andrea.

Seu marido, Francisco Edward da Silva, de 43 anos, começou a doar na mesma época por causa da doença da filha. “A importância da doação de sangue está em literalmente salvar vidas, é uma forma de levar a vida pela vida. Nós não tínhamos tanta noção, mas quando acontece com a nossa família é que vemos que a necessidade não é tão distante assim”, disse Francisco.

Fotos: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui