SAE responde questionamentos sobre manutenção de equipamentos

0
767

O Serviço de Água e Esgoto (SAE) de Vargem Grande do Sul respondeu aos questionamentos enviados pela Gazeta de Vargem Grande sobre a manutenção dos equipamentos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Em sua edição do último sábado, a Gazeta publicou uma reportagem expondo os questionamentos dos vereadores com relação ao estado precário dos equipamentos da ETE. Na ocasião, chegaram a mencionar que o esgoto está sendo despejado diretamente no Rio Verde sem tratamento, além de cobrar manutenção e maior atenção aos equipamentos do local.

A Gazeta questionou a prefeitura, que respondeu somente nesta semana. De acordo com o informado pelo SAE, a manutenção é constante devido às condições críticas que estão expostos os equipamentos, pois funcionam em um meio corrosivo e abrasivo, que o esgoto proporciona, portanto, há dano constante em todos os equipamentos que ficam em contato direto com os efluentes.

A respeito da manutenção dos equipamentos, o SAE informou que é necessário que haja reparos constantes e que apenas em 2019 já foi feita a troca da esteira do desarenadores, troca de guia do gradeamento, manutenção de motores da estação elevatória, aquisição de caçamba para dejetos, entre outros reparos.

“O desarenador precisou passar por manutenção, o que foi feito, e o mesmo se encontra em pleno funcionamento. No tocante aos aeradores, estes quando na elaboração do projeto inicial, colocou-se um número de aeradores com base na capacidade máxima de trabalho da ETE”, disse o Departamento. “Além disso, a produção atualmente está bem abaixo da sua capacidade máxima, razão pela qual a retirada de alguns aeradores para manutenção não prejudica a qualidade do tratamento de esgoto. Portanto, a ETE está tratando normalmente o esgoto e a água liberada no Rio Verde está dentro dos padrões da legislação em vigor”, informou a prefeitura em nota enviada à Gazeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui