Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana será neste domingo

Comissão organizadora da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana 2019. Foto: Comissão Organizadora

Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana será neste domingo

A 45ª edição da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana acontecerá nesse domingo, dia 28, em louvor a padroeira de Vargem Grande do Sul. A Comissão Organizadora do evento, presidida pela diretora de Cultura, Márcia Iared e com Luís Carlos Prates de vice, definiu o percurso e detalhes da maior festa religiosa da cidade, que esse ano conta com show após o desfile. A tradicional Missa Sertaneja foi realizada na Igreja Sant’Ana durante a Novena destinada à padroeira, no domingo anterior à Romaria, dia 21.

No dia 28, dia do desfile dos cavaleiros, a celebração terá inicio com a bênção dos estandartes e bandeiras na Igreja São Joaquim, no Jardim Dolores, às 8h. O cantor Gustavo Dias se apresentará às 10h30, na Praça Capitão João Pinto Fontão, para o público que aguarda os cavaleiros que às 11h sairão da Igreja São Joaquim, dando inicio ao desfile que percorrerá as igrejas da cidade.

Às 12h haverá oração e bênção dos animais e cavaleiros na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os cavaleiros seguirão em direção a Igreja Matriz, na Praça Capitão João Pinto Fontão, para a bênção final e encerramento do desfile na Rua do Comércio.

Após a Romaria, haverá atividades no entorno da Barragem Eduíno Sbardelini, como trenzinhos transportando crianças e responsáveis de determinados pontos da cidade à represa a partir das 12h e brinquedos infláveis para crianças a partir das 13h. A partir das 14h, haverá no local, stand up do comediante Giovane Braz, que interpreta o personagem Saideira, e show da cantora Juliana Zitti a partir das 15h.

Itinerário

Após o desembarque inicial no largo da Igreja São Joaquim, no Jardim Dolores, o trajeto seguirá como no ano passado pelas ruas Rogério Otero, Antônio Evaristo Barbosa, Avenida Vereador José Aleixo, Rua Albertino Fernandes de Oliveira, Avenida Teotônio Vilela e atravessará o viaduto da SP-215.

Os romeiros irão passar pela Rua Alcino Alves Rosa, Avenida da Saudade e Avenida Walter Tatoni até a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde ocorrerá a benção.

O trajeto seguirá pelas ruas Quinzinho Otávio e Santo Antônio, Rua do Rosário, Avenida Hermeti Piochi de Oliveira e Avenida São João, Rua Teófilo Ribeiro de Andrade, Praça da Matriz de Sant’Ana e Rua do Comércio. O encerramento acontecerá na Praça Washington Luiz, onde haverá premiação. “A premiação será, por exemplo, para as melhores comitivas, destaques de animais e cavaleiros, carros de boi, etc. No entanto, todos deverão receber um brinde como lembrança”, disse Márcia, presidente da Comissão.

Após isso, todos os romeiros serão convidados a recolherem ou embarcarem seus animais para voltarem, em seguida, à Barragem Eduíno Sbardellini para a o evento Superação, que oferecerá estrutura de acomodação aos visitantes com praça de alimentação e brinquedos infláveis, onde ocorrerá as apresentações”, completou Márcia.

Trenzinhos transportarão gratuitamente público até a represa

A Prefeitura disponibilizará gratuitamente neste domingo, dia 28, três trenzinhos da alegria para levar crianças e responsáveis até o evento que acontecerá na Barragem Eduíno Sbardellini. Os trenzinhos irão circular das 12h às 15h e serão divididos em três linhas diferentes.

A Linha 1 tem saída da Praça do Jardim Dolores, passando em frente a Rodoviária, Praça da Matriz e Represa. A linha 2 tem saída da caixa d’água do Jardim Paulista, passando pelo PPA, Praça da Matriz e Represa e a linha 3 sai da Praça da Bíblia, passando em frente à escola Darci Troncoso Peres, na sede da Guarda Municipal e Represa.

Orientações ao público

De acordo com a Comissão Organizadora do evento, é proibida a montagem de qualquer estrutura na Avenida Hermeti Piochi de Oliveira, como por exemplo, demarcação de área, churrasqueiras, banheiros químicos, tendas e barracas nas margens do rio.

É também a proibido a circulação de equinos, veículos e vendedores ambulantes na Avenida Dom Tomás Vaqueiro e na Barragem Eduíno Sbardellini a partir das 12h30. A Comissão solicita aos Romeiros que recolham seus animais logo após o desfile.

A Comissão Organizadora pede aos charreteiros e carroceiros que não usem som alto, não consumem bebidas alcoólicas durante o trajeto, não desfilem sem camisa e não maltratem os animais, nem os deixem pela cidade após o término do desfile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui