
Vitor Matsubara/UOL
O novo Toyota Corolla é previsível, e isso está longe de ser um problema. Isso porque ele entrega exatamente aquilo que você espera de um sedã: conforto, espaço interno e bom desempenho. Surpresas, porém, sempre são bem-vindas e foi isso que acontece na 12ª geração: o carro conseguiu se modernizar e ficar mais jovial sem perder sua essência.
Isso também vale para a versão GLi, que vai além do básico. Ok, tudo tem um preço: a configuração de entrada parte de R$ 99.990. Sim, ele custa R$ 2.090 a mais do que seu arquirrival Honda Civic LX. E parece ainda mais caro ao se lembrar que o antigo Corolla GLi Upper saía por R$ 90.990.
Se o preço é mais alto, pelo menos ele entrega um bom pacote de equipamentos. Fazem parte da lista itens como sete airbags, central multimídia com tela de 8 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay (a mesma das demais versões), controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas. Além de ser mais bem equipado do que a antiga geração, frente ao concorrente Civic, o Corolla traz airbag para os joelhos do motorista (são seis bolsas infláveis no rival) e a central multimídia, ausente no modelo de entrada da Honda.
Interior
No lugar do revestimento mais suave ao toque dos dedos, há plástico rígido monocromático (o antigo GLi Upper apostava em um acabamento bicolor), bem diferente das versões mais sofisticadas XEi e Altis. Já o volante ficou com uma aparência modesta sem os comandos do piloto automático do lado direito e também não há paddle shifts para trocas de marcha.
Essa também é a única configuração do Corolla a sair de fábrica com comandos do ar-condicionado analógicos. Os painéis das portas são inteiramente pretos, sem apliques na cor preto brilhante ou dois tons. O tecido que reveste os bancos é de bom gosto e o painel, ainda que simples, ganhou uma tela de TFT de 4,2 polegadas no lugar do antigo mostrador de LCD.