Levar os cães para passear e não recolher a sujeira que eles fazem é um mau hábito de muitos donos de cachorros. Em diversas cidades, como Belo Horizonte, Recife e no Espírito Santo, há, inclusive, leis municipais que têm o objetivo de multar os donos que não recolhem o cocô dos seus bichinhos de estimação.
Assim como em diversos outros municípios, em Vargem Grande do Sul o problema também é frequente. Os casos se dividem em pessoas que soltam seus cães e pessoas que passeiam com eles, uma vez que em ambos os casos a sujeira não é recolhida e é deixada para trás.
A situação gerou reclamação de uma moradora do Jardim São Luís, que procurou à Gazeta de Vargem Grande para expor o problema que ocorre por toda a cidade, não apenas em seu bairro. Para ela, o comportamento correto seria carregar saquinhos para recolher a sujeira que seus animais fazem nas calçadas e ruas.
A moradora sugeriu que, assim como em cidades vizinhas, a prefeitura deveria multar os donos de cães que não recolhem as fezes de seus animais. O jornal contatou a prefeitura para saber se há regulamentação municipal para conduzir cães e quais as multas para quem desobedece. No entanto, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.