Semana do Jovem Eleitor incentivará o cadastramento eleitoral

0
677

A Justiça Eleitoral realizará em todo o país a Semana do Jovem Eleitor, de 16 a 20 de março. A ação, que visa a conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto e será coordenada pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados, é voltada para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2020.

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto para os eleitores nessa faixa etária é facultativo. Assim, ainda que tenham o título de eleitor, esses jovens não são obrigados a votar, nem sofrerão sanção caso não compareçam à votação. Apesar disso, a ideia da Semana do Jovem Eleitor é incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos.

Com a Semana do Jovem Eleitor, a Justiça Eleitoral espera incentivar o alistamento do jovem antes da data final de fechamento do cadastro de forma a racionalizar a distribuição do comparecimento aos cartórios eleitorais e evitar concentração nos últimos dias do cadastramento, previsto para o dia 6 de maio.

Sendo assim, todos os eleitores que ainda não têm título de eleitor e aqueles que precisam regularizar a situação devem comparecer a um cartório eleitoral até o dia 6 de maio de 2020. A medida é necessária para que os cidadãos possam votar normalmente nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 4 de outubro deste ano.

O Cartório Eleitoral de Vargem Grande do Sul fica à rua Batista Figueiredo, 380.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui