Cia de Teatro abre inscrições para residência artística

A Companhia Conscius Dementia vem experimentando teatro digital desde março de 2020. Nesse processo de quase um ano, a cia sistematizou erros e acertos, quais são os processos necessários, estudos de plataformas digitais. Isso resultou em três espetáculos digitais: Perfeita Imperfeição, Eu Sinto, Muito e Carta ao meu Corpo, sendo que esse último fez uma temporada independente, sem nenhum apoio do poder público ou privado. Além disso, os integrantes fizeram parte de um projeto de pesquisa em teatro digital com professores doutores da UFSJ e da UFOP.
Assim, nasceu o projeto Teatro Digital – Residência Artística Conscius Dementia, iniciativa apoiada pelo Instituto Alcoa, que tem como principal objetivo impulsionar a geração de renda para artistas cênicos de Poços de Caldas, Andradas e Divinolândia que sofreram diretamente os impactos da pandemia, por meio de uma residência artística que contempla formação, tutoria e aplicação das ferramentas em um festival online de forma integralmente gratuita para os artistas. Serão oferecidas 25 vagas para artistas do teatro dessas três cidades. As inscrições acontecerão de 18 de fevereiro a 15 de março e poderão ser feitas de forma gratuita pelo site do grupo onde se encontra também maiores informações sobre o curso. As dúvidas também poderão ser sanadas pelo instagram ciaconsciusdementia, além do e-mail ciaconscius.residenciadigital@gmail.com
A residência contempla aulas exclusivamente online utilizando conceitos que foram sistematizados através da prática, dos cursos de aperfeiçoamento na área do audiovisual, teatro digital e gestão, entendendo essa nova linguagem como híbrida que traz métodos do teatro, do cinema, além de dialogar com plataformas e aplicativos de game e do mundo empresarial. Após os 3 meses de formação os participantes receberão uma tutoria individual na produção de um espetáculo / cena digital, que serão apresentados no festival online Palco Digital, última fase do projeto, possibilitando que coloquem em prática tudo que aprenderam.
A residência contará com oito facilitadores, sendo os seis integrantes da cia e dois convidados atores e técnicos que se aproximaram a partir do projeto de teatro digital que participaram juntos aos professores da UFSJ e UFOP:
Camila Ribeiro – Expressão Corporal para o Audiovisual; Danielle Marques – Acendendo as Luzes do Camarim; Gabriela Severini – Organização Artística; Larissa Garcia – O Jogo Teatral e a Improvisação Digital; João Lucas Teixeira e Henrique Balleiras – Tecnologia da Cena; Rafaela Jacon Dutra – Comunicando sua Arte para o Mundo; William Moreira – Tudo é Dramaturgia.
A cia tem o objetivo de devolver ao artista o poder de consumo para além da dependência em editais, explorando, inclusive, a possibilidade de atingir público a nível mundial, uma vez que nas apresentações digitais de 2020 a cia teve em sua plateia pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Amapá, Santa Catarina, Bahia, além de Chile e EUA. Os integrantes acreditam que as políticas públicas são de extrema importância, mas que também é preciso se reinventar e cada vez mais ser independentes. “É possível fazer teatro digital e ganhar dinheiro com isso; e o momento agora é de compartilhar com outros grupos o que a cia experienciou”.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 15 de março. Informações e inscrições pelo Instagram @ciaconsciusdementia, pelo e-mail ciaconscius.residenciadigital@gmail.com ou pelo Whatsapp (35) 9 9836 5389.
O início da formação está previsto para o dia 22 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui