Vargem está com dificuldades em abastecer cilindros de oxigênio

Diretora Maria Helena tirou dúvidas de vereadores. Foto: reprodução youtube Cãmara

A diretora Maria Helena Zan foi chamada à Câmara Municipal na terça-feira, dia 16, para tirar uma série de dúvidas junto aos vereadores. Entre os diversos assuntos tratados, a diretora expôs a dificuldade em abastecer os cilindros de oxigênio usados na rede municipal de Saúde.
“Aqui no município, nós estamos tendo dificuldade de oxigênio de cilindros, já. As empresas que entregam aqui no município já estão falando que não tem como repor os cilindros, de ambulância, de PPA”, contou.
“Mesmo no Hospital, que o paciente chega com suspeita de Covid-19, ele fica em um setor à espera de uma tomografia, para ver se ele vai para o setor da Covid ou não. Nesses casos, ele fica no cilindro de oxigênio. E nós estamos tendo dificuldades de abastecer esses cilindros”, contou.

Risco de crise de oxigênio é em todo Estado

O Governador João Doria (PSDB) participou, na manhã da segunda-feira, dia 22, de uma reunião virtual com fornecedores de gases hospitalares e demais empresas que podem contribuir com a produção e logística de oxigênio em todo Estado. O Governo de SP vai mobilizar a iniciativa privada para garantir o fornecimento do gás hospitalar e dos cilindros necessários para a criação de novos leitos. Para os leitos já existentes, os fornecedores asseguraram o fornecimento, sem riscos de desabastecimento.
“Em reunião coordenada pelo Governador João Doria, fornecedores garantiram o abastecimento de oxigênio para os leitos de UTI do nosso Estado. Esse esforço do Governo de São Paulo é para atender a rede estadual de hospitais, mas também leva em conta a rede de hospitais públicos municipais, a rede de entidades filantrópicas, as nossas santas casas, e também a rede privada”, informou o Vice-Governador Rodrigo Garcia, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Durante a reunião, as empresas que fornecem gases hospitalares no estado de São Paulo informaram que honrarão os contratos vigentes, inclusive considerando a ampliação já realizada na estrutura hospitalar em razão da abertura dos novos leitos para atendimento dos pacientes com COVID-19. O desafio é atender à nova demanda de oxigênio para abastecer os leitos adicionais previstos para os próximos dias.
Os hospitais estaduais possuem usina própria ou grandes tanques de oxigênio que realizam o atendimento da maior parte dos pacientes. Já UPAs, UBSs e hospitais de cidades de pequeno porte, como em Vargem, em geral possuem estruturas menores e dependem da utilização de cilindros, que estão escassos em todo o país. Em razão disso, o Governo de SP encaminhou pedidos às indústrias para que possam disponibilizar os cilindros para que sejam devidamente higienizados e convertidos ao uso hospitalar.
“Nós estamos fazendo um grande chamamento ao setor privado, para que aqueles que possuem cilindros de oxigênio possam doar ou emprestar para o Estado. O objetivo é atender a todos os municípios que precisam de oxigênio o mais rápido possível”, destacou o presidente da InvestSP, Wilson Mello.
Os cilindros de oxigênio são utilizados em atividades industriais diversas como nos setores naval, automotivo, petroquímico e metalúrgico, entre outros. A expectativa é de que nos próximos dias, as empresas do setor privado possam doar cerca de 3 mil cilindros para contribuir com o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Mobilização e apoio
A ação do Governo de SP sensibilizou grandes empresas que já aderiram ao chamamento para um esforço conjunto no fornecimento de oxigênio para os pacientes graves contaminados pelo Coronavírus. A AMBEV vai montar, no prazo de 10 dias, uma usina exclusivamente dedicada ao envase de oxigênio na região de Ribeirão Preto, para fornecimento gratuito ao setor público de saúde, em especial hospitais municipais.
A Copagaz também se comprometeu a realizar a adaptação da frota, já utilizada no transporte de botijões de gás, para a distribuição dos cilindros que forem doados, assim como para a logística de abastecimento das unidades de saúde. O acordo de disponibilização da frota também será realizado sem custos para Estado e municípios.

Mortes por Covid-19
A escalada da Covid-19 em todo Estado de São Paulo segue preocupando. Na semana passada, a quinta-feira chegou a registrar mais de 600 óbitos pela doença em todo território Paulista. Na segunda-feira, dia 15, a prefeitura de São João da Boa Vista decretou Estado de Calamidade pública em decorrência da doença.
Em Vargem Grande do Sul, do sábado, dia 13, até a sexta-feira, dia 19, a cidade havia registrado 4 mortes pela doença, totalizando 34 óbitos, além de outras duas mortes por outras causas, mas com a presença do novo coronavírus. Na segunda-feira, dia 22, a prefeitura informou que havia mis um óbito suspeito de ser em decorrência da Covid-19.
De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura divulgado no dia 22, Vargem somava 1.648 casos positivos da doença desde o início da pandemia, sendo que 1.529 já estão recuperados. A cidade conta com 82 casos ativos.
Ainda são 43 pessoas aguardando o resultado de teste e 52 em monitoramento, aguardando o dia para fazer o exame comprobatório.
O Hospital de Caridade segue com 11 pessoas internadas na ala destinada a pacientes com Covid-19, sendo que dois ainda aguardam o resultado do exame. Há um paciente internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região.

Vacina
Durante a semana passada, a campanha de imunização vacinou idosos acima de 68 anos e aplicou a segunda dose para os que têm 73, 78 e 79 anos. Ao todo, o município aplicou 5.903 vacinas, sendo 4.309 da primeira dose e outras 1.594 da segunda.

Lives
Ainda durante a semana, o prefeito fez três lives à população, dando detalhes da campanha da vacinação, explicando as regras de funcionamento do comércio, informando a respeito das ações da prefeitura, como desinfecção das ruas, entre outras e principalmente, pedindo a colaboração de todos no uso de máscara, higienização das mãos, distância entre as pessoas e isolamento social.

Moradora toma segunda dose da vacina no dia 19. Foto: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui