Ensaios presenciais para live da Festa das Nações tiveram início

Primeiro ensaio presencial aconteceu na segunda. Foto: Arquivo Pessoal

A live com apresentações on-line para celebrar a Festa das Nações de 2021 acontecerá no dia 29, no sábado, às 20h. Com o tema “Uma viagem pelas canções do mundo”, o evento promete encantar o público.
O Departamento de Cultura e Turismo explicou como surgiu o tema deste ano. Segundo o informado, havia duas opções: fazer novas recordações de momentos da festa das nações ou fazer uma apresentação ao vivo. “Achamos que usando todos os protocolos de segurança, conseguiríamos fazer algo ao vivo, que seria uma homenagem justa e merecida para a população, que poderia ver algo novo. Então chegamos a essa conclusão”, disse Lucas Buzato, assessor do departamento.
Porém, para que pudessem fazer algo seguro e estruturado, que não oferecesse riscos para quem se apresentaria e também oferecer uma forma da população assistir algo dentro do que é permitido pelos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, tomaram a decisão de ser só a apresentação de músicas, ao invés de números de dança também.
“São as canções pelo mundo, porque a apresentação de dança requeria a necessidade de contato físico, pois os dançarinos estão sempre muito próximos, além de exigir muitos ensaios, o que estamos evitando para não ter tanto contato entre o pessoal do grupo. Assim, tomou-se esse cuidado, mas é claro que nós queríamos dança, música e escolas presentes. Porém, nós tivemos que usar o formato do que é permitido”, informou.
O Departamento de Cultura explicou que nove cantores participarão da apresentação, sendo integrantes do Grupo da Cultura que foram convidados e, gentilmente e voluntariamente, aceitaram fazer parte da exibição especial. “Os números de apresentações ainda estamos fechando, mas a live deve ter a duração em torno de duas horas e meia no máximo”, disse.
Os ensaios, de acordo com o explicado, tiveram início na semana passada, mas de modo virtual. “Nós fizemos algumas chamadas e na segunda-feira, dia 10, nos reunimos pela primeira vez. Teremos apenas quatro ensaios, evitando o máximo possível que tenham contato entre os participantes, para não ter tanta aglomeração. Então cada um vai ensaiar na sua casa e vamos mantendo o contato para poder apresentar no dia”, comentou.
A Cultura relatou ainda que devem ser homenageados a maioria dos países, principalmente os de migração de Vargem Grande do Sul. Serão representados Itália, Espanha, França e Portugal. “Enfim, os países de mais tradição e também que a gente tenha mais repertório musical para isso”, disse.
Conforme pontuou o assessor, a Cultura não desistirá de abordar a questão da riqueza cultural dos eventos. “Dissemos que a Cultura não parou. A Cultura continua e a gente continua se reinventando. Então as ferramentas que temos hoje são essas e o povo gentilmente abraçou junto. O nosso contexto de fazer algo virtual, dentro do que a gente pode fazer, graças a Deus rendeu muitos frutos no ano passado. Nós tivemos duas lives da Festa das Nações e a da Romaria, então o espírito é o de comemorar agora 21 anos de festa”, falou.
“Isso não morreu e a gente espera que o pessoal possa abraçar junto com a gente carinhosamente mais esse evento, porque é um espetáculo que requer disponibilidade dos participantes, requer cuidado da Cultura, requer estudo sobre as canções, então tudo isso traz o mesmo espírito da mesma magia. Esperamos que, com isso, consigamos também fazer outras lives e outros eventos, porque nosso intuito é sempre permanecer com o que a Cultura sempre teve de melhor: enaltecer o povo. O povo da cidade, nossos artistas”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui