Mais uma Festa das Nações na Pandemia

Grupo de cantores da Cultura no encerramento musical de 2018. Foto: Divulgação / Departamento de Cultura

Falta uma semana para a 21ª Festa das Nações, principal evento do calendário cultural de Vargem Grande do Sul. E mais uma vez, a festa se dará no meio da pandemia da Covid-19, o que impediu o evento de ser realizado em seu formato tradicional, com um grande palco para receber os talentos da cidade e dezenas de barracas de comidas típicas, para exaltar a herança culinária de países de todo mundo.
Ainda assim, a Festa das Nações será realizada, em uma exibição ao vivo on-line, para que a tradição siga viva. Em entrevista à Gazeta de Vargem Grande, a diretora de Cultura e Turismo, Márcia Iared, destacou a importância de se manter a Festa das Nações, mesmo em meio à pandemia.
“Já é fato comprovado por muitos especialistas a importância que tem a arte no isolamento necessário nesta pandemia. A arte como dimensão cultural, aproxima apesar da distância, conecta e alivia tensões provocadas por este momento tão difícil no qual a Internet assume um papel preponderante para promover esta oportunidade tão valiosa”, avaliou.
“A cultura a conexão com algo artístico que faça sentido para a pessoa pode ajudar a aliviar mecanismos para lidar com isto”, observou a diretora, lembrando que o consumo de Cultura tem aumentado em todo mundo neste momento de pandemia. “Por outro lado, não exatamente no caso da Festa das Nações, na qual os cantores prata da casa são voluntários cujos talentos fui descobrindo pelo caminho, mas é papel da Cultura dar oportunidade a esta classe que tem sido no Brasil e no mundo, tão prejudicada e está em extrema dificuldade com o fim dos shows e contratos que esvaziaram suas agendas, assim como a de todos os técnicos e equipes envolvidos nesta área”, pontuou.

21° festa das Nações
“Jamais poderíamos passar em branco por esta data em que aconteceria a 21ª Festa das Nações, considerada como mote principal do nosso calendário, que reuniu nesses anos todos milhares e milhares de pessoas, que pela dedicação de multiplicadores culturais, levaram nossa gente a viver a cultura de muitos países”, observou a diretora de Cultura.
Márcia lembrou ainda que o evento, além do seu caráter de fomento de cultura, homenageia os imigrantes que, fugindo da miséria que assolava a Europa naqueles anos, para cá vieram. “Deixando para trás a pátria de origem e aqui tanto colaboraram para o engrandecimento de nosso país”, destacou.
“Não poderíamos deixar de fazer especial referência aos imigrantes italianos, em maior número, e que hoje já contam com mais de 30 milhões de descendentes, que especialmente em São Paulo, deixaram a marca do seu sotaque, nas mesas o sabor de suas massas, e que foram nossa grande força de trabalho quando nossa pequena vila em 1921 se emancipava para se transformar no município de Vargem Grande”, exaltou.
“Aproveito para agradecer a confiança dos prefeitos a todos os departamentos da prefeitura que colaboraram, em especial ao nosso pessoal da Cultura, a parceria do Departamento de Educação, ao grande público sempre presente, a todos os voluntários, entidades que atendendo nossas orientações culturais capricharam nos cardápios e a todas as famílias que disponibilizaram seus filhos, pais e mesmo avós à disciplina dos nossos ensaios. Enfim a todos que ajudaram a fazer deste projeto uma realidade”, agradeceu.
“O trabalho é intenso, mas jamais poderei me esquecer quando, do alto daquele palco, podia ver ano após ano, o olhar e o sorriso de orgulho de todos aqueles que viam alguém da família brilhar como artista da noite”, disse. “Não percam esta Live porque as músicas escolhidas com certeza vão emocionar muito nesta viagem pelo mundo musical”, convidou.
A live a Festa das Nações de 2021 “Uma viagem pelas canções do mundo” será realizada no próximo sábado, dia 29, às 20h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui