Neste domingo, dia 8, é celebrado o Dia dos Pais. Para marcar a data, a Gazeta de Vargem Grande conversou com pais que já são avôs para saber se, em tantos anos de paternidade, já vivenciaram algum momento tão difícil quanto o da pandemia da Covid-19, que desde o início de 2020 impôs uma série de desafios ao mundo inteiro.
Luís Carlos Fermoselli, de 73 anos, é aposentado e durante toda a vida teve uma padaria na Vila Polar, muito conhecida pelos vargengrandenses. Ele também fazia a entrega de pães na casa dos seus clientes. Casado com Marilene Martins Fermoselli e pai pela primeira vez aos 26 anos, ele sentiu a paternidade com fervor ao criar seus nove filhos.
Pai de Luciana, Juliana, Tatiana, Manuel, Fabiana, Fabrício, Guilherme, Flávia e André e avô de Mayara, Maria Eduarda, Maria Vitória, Maria Clara, Manuel, João Vitor, João Pedro, Gabriel, Felipe e Maria Eduarda, ele contou que, em tantos anos de paternidade, muitos episódios da sua vida ofereceram desafios difíceis, como este, da pandemia.
“Todos os momentos foram desafiadores, mas quando tivemos os gêmeos Fabrício e Fabiana, foi ainda mais. Foi realmente uma batalha criar os dois ao mesmo tempo. Mas enfrentamos. O cuidado nós sempre tivemos e os desafios sempre enfrentamos, afinal, é uma luta criar tantos filhos. A vida inteira foi uma batalha”, disse.
Luís Carlos contou sobre os ensinamentos que procurou transmitir a seus filhos quando eles se tornaram pais. “Os conselhos sempre dei a vida toda. Para a Juliana, que é a minha filha mais velha e foi mãe, sempre aconselhei a fazer o bem e a seguir o caminho do bem. Isso foi passado para os filhos e para os netos, pois nós fomos pais e avôs ao mesmo tempo, então ensinamos a crescer por um caminho e os netos sempre o seguiram também”, pontuou.
Em sua opinião, o papel de um pai em tempos de crise como a que toda a humanidade tem vivido, é aconselhar e apoiar. “Os pais devem aconselhar os filhos e netos a seguir sempre o caminho do cuidado, não sair, estar em casa, ir apenas ao serviço, chegar e tomar os cuidados, assim como os netos sobre ir à escola, tirar o uniforme, cuidar com água, sabão e álcool. Tudo isso com muito carinho, pois se descuidar não dá certo”, comentou.