Vargem teve 2 casos da variante Delta da Covid-19

A diretora de Saúde, Maria Helena Zan, explicou que não se trata de transmissão comunitária da variante. Foto: Gazeta

Uma das principais preocupações atuais com relação à Covid-19, doença causada pelo SarsCov2 é a sua variante Delta, com origem na Índia e que apesar de não apresentar uma letalidade tão acentuada, é muito mais transmissível que as demais variantes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em Vargem Grande do Sul, já foram registrados dois casos desta variante. Felizmente, os dois pacientes se recuperaram.
A Gazeta de Vargem Grande apurou que se trata de um caso onde os pacientes não realizaram o exame de identificação da variante do vírus. Ouvida pela reportagem, a diretora municipal de Saúde, Maria Helena Zan, explicou que os dois moradores teriam tido contato com pessoas que tiveram a Covid-19 causada pela variante Delta confirmada por testes.
O Departamento Municipal de Saúde acionou a Diretoria Regional de Saúde -14, de São João da Boa Vista, que orientou o município que não seria necessário a realização de testagem para identificar a variante, pois como a origem do contágio teria sido pacientes que tiveram comprovadamente a doença provocada pela variante Delta, o protocolo é considerar que os moradores de Vargem também desenvolveram a doença por meio desta variante.
De acordo com a diretora de Saúde, o fato da origem do caso ter sido determinada é uma notícia positiva, pois comprova que não foi identificado o que é chamado de transmissão comunitária, que é quando não é possível determinar a origem da infecção.

Região
Além dos dois casos registrados da variante Delta em Vargem, já foram identificados pacientes com a mesma variante em Caconde (1 paciente) e Mococa (1 Paciente), na região. Em todo Estado de São Paulo, no dia 25 de agosto, eram 747 moradores que tiveram a variante Delta identificada, sendo que a maioria, 405, estavam na Capital.
De acordo com o Governo do Estado, apesar do potencial de maior transmissibilidade em comparação a outras variantes do novo coronavírus, a Delta ainda não demonstra impacto nos indicadores da Covid-19 em São Paulo.
Na última terça-feira, dia 31, o estado de São Paulo confirmou a primeira morte pela variante delta. A vítima é uma moradora de Piracicaba de 74 anos, com comorbidade, já vacinada com duas doses.

Prevenção
Apesar dos números da Covid-19 também estarem em patamares baixos na cidade, a diretora de Saúde, Maria Helena Zan, destacou que é necessário manter as medidas de prevenção, especialmente o distanciamento entre as pessoas e o isolamento social, uma vez que muitos dos novos casos registrados terem origem em pequenas reuniões familiares ou de amigos. O uso da máscara e a higienização das mãos também devem ser mantidos.

Vargem registra mais duas mortes
Os dois moradores de Vargem Grande do Sul que estavam internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) na região faleceram durante a semana. Seus óbitos ainda constam como mortes suspeitas causadas pela Covid-19 no Boletim Epidemiológico da prefeitura.
Assim, desde o início da pandemia, Vargem Grande do Sul já registrou 107 mortes pela doença, além desses 2 casos suspeitos e outros 5 óbitos provocados por outras causas, mas com a presença do novo coronavírus.
Até a sexta-feira, dia 3 de setembro, a cidade somava 3.770 casos de Covid-19, sendo que 3.632 já estavam recuperados. Haviam 32 pacientes aguardando resultado de testes para a doença e outros 41 esperando o dia correto para a coleta do exame.
O Hospital de Caridade tinha apenas três moradores com Covid-19 internadas na ala destinada aos pacientes com a doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui