Apae vai inaugurar sala multissensorial Piet Schoenmaker
A principal instituição de Vargem Grande do Sul voltada para a educação de alunos excepcionais, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), inaugura na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, a sala multissensorial que levará o nome do agricultor e professor de dança Piet Wilhelmus Joseph Schoenmaker, falecido em janeiro de 2020, que durante muitos anos ensinou a dança circular sagrada aos alunos da instituição. Em entrevista ao jornal Gazeta de Vargem Grande, a diretora da instituição, Ana Márcia Pereira Sabino, afirmou que a sala é um local onde é trabalhado a parte sensorial, auditiva e cognitiva dos alunos, sendo destinada a crianças de quatro anos até adolescentes de 17 anos. Para a montagem da sala, foi feito um projeto pela área pedagógica da instituição e encaminhada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sendo contemplados através de um chamamento público, com a verba necessária para a construção da sala. Ela foi criada segundo os princípios das técnicas de Snoezelen, terapia surgida na Holanda na década de 70, “que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, bem como noções do corpo e o equilíbrio”. A sala possui recursos como luzes, sons, texturas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados, vistos e admirados, diminuindo ou eliminando a agressividade, estresses, dentre outras situações a que os alunos estão expostos. Após a inauguração, a sala vai atender especialidades nas áreas de psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional, onde serão utilizados todos estes recursos para auxiliar nas intervenções visando a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiências cadastradas na área de saúde junto à Apae, como serviço complementar da educação, segundo informou a diretora Ana Márcia.
Importância de Piet na instituição Ao falar sobre o homenageado, a diretora Ana Márcia citou que o professor holandês foi um divisor de água na instituição, participando voluntariamente desde o antigo CPDEX por cerca de 10 anos, contribuindo através da dança e de seus ensinamentos, para uma grande melhora no comportamento social, afetivo e coordenação motora dos alunos da Apae. “Ele plantou uma semente que até nos dias atuais colhemos os frutos. A dança circular sagrada até hoje acontece dentro da instituição, onde a gente procura manter este espírito de alegria, empatia, confraternização, com excelentes resultados junto aos nossos alunos”, afirmou a diretora. A família do homenageado, considerado o embaixador da Expoflora de Holambra é filho dos fundadores do Grupo Terra Viva, que também possui propriedades em Vargem e região, deverá comparecer na inauguração da sala multissensorial, bem como a diretoria da instituição e demais autoridades convidadas.
O piloto de motovelocidade vargengrandense Vítor Hugo Correa, de 13 anos, participou de uma corrida em Anápolis, no Goiás, no último domingo, dia 1º. O evento foi realizado pela Import Racing e Vitor Hugo concorreu na categoria Open Pro...
A 22ª Festa das Nações teve início na noite desta quinta-feira, dia 5, e centenas de pessoas lotaram a Praça da Matriz, para prestigiar o evento.
A festa segue até domingo, dia 8. Nesta sexta-feira, dia 6, estava previsto para...
No último final de semana, as equipes Mirim até 12 anos do Handebol Vargem Grande do Sul estiveram em disputas pela Liga Jandaia e pela Liga do Interior.
No sábado, dia 31, a equipe feminina realizou duas partidas na cidade...