APAE homenageou Piet Schoenmaker com Sala Multissensorial

“O Piet ser homenageado com uma sala multissensorial é uma grande alegria. Ele está feliz onde quer que esteja. Que vocês continuem dançando e atinjam seus objetivos”, falou emocionada Lize Schoenmaker de Block, ao agradecer as homenagens feita ao seu pai, o agricultor Piet Wilhelmus Joseph Schoenmaker, que deu nome à Sala Multissensorial inaugurada na quarta-feira, dia 13 de abril, junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vargem Grande do Sul.


A esposa de Piet, Ana Maria de Loit Schoenmaker disse ao jornal Gazeta de Vargem Grande que a homenagem foi uma surpresa que a deixou muito emocionada e muito agradecida. “A sala é um presente para a comunidade”, afirmou. Durante mais de dez anos, Piet deixava seus afazeres na cidade de Holambra, para quase toda semana ministrar aulas de dança no antigo CPDEX, hoje Apae.


Conforme matéria publicada pela Gazeta de Vargem Grande, a sala é um local onde é trabalhado a parte sensorial, auditiva e cognitiva dos alunos, sendo destinada a crianças de quatro anos, até adolescentes de 17 anos. Para a montagem da sala, foi feito um projeto pela área pedagógica da instituição e encaminhada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde foram contemplados através de um chamamento público, com a verba necessária para a construção da sala.


Ela foi criada segundo os princípios das técnicas de Snoezelen, terapia surgida na Holanda na década de 70, “que permite estimular os sentidos clássicos como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, bem como noções do corpo e o equilíbrio”. A sala possui recursos como luzes, sons, texturas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados, vistos e admirados, diminuindo ou eliminando a agressividade, estresses, dentre outras situações a que os alunos estão expostos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui