A previsão é que a temperatura mínima chegue a 1º C na Serra da Mantiqueira. Na Capital haverá abertura do abrigo temporário na estação Pedro II do Metrô
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atingirá o estado a partir das primeiras horas da próxima segunda-feira, 29, permanecendo este cenário até quarta-feira, 31. Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas, principalmente na região central do estado e municípios da faixa leste, com mínima prevista de 1°C na Serra da Mantiqueira.
Na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura mínima pode chegar a 8º C. Já no interior do estado, nas regiões de Araraquara, Campinas, Itapeva e Vale do Ribeira os termômetros poderão marcar mínimas de 8º C. Em São José dos Campos a temperatura pode chegar aos 7º C. Em Sorocaba as mínimas serão de 10º C e na Baixada Santista 13º C.
Em Vargem
Dados do Climatempo apontam a queda da temperatura em Vargem Grande do Sul a partir da segunda-feira, com mínima de 11º e máxima de 20º. Na terça-feira, o frio se intensifica, com mínima de 6º e máxima de 22º. Na quarta-feira, a temperatura mínima prevista é de 5º e máxima de 24º. O frio já melhora na quinta-feira, dia 1º de setembro, com mínima de 10º e máxima de 24º.
E o tempo continua seco. Não há previsão de chuvas para a próxima semana.
Orientações à população
A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.