Vargem Grande do Sul completará 148 anos de fundação no dia 26 de setembro e para festejar a data, o Departamento de Cultura e Turismo, Departamento de Educação e Departamento de Esportes e Lazer da prefeitura estão preparando uma programação festiva com muitas novidades.
A programação de aniversário terá início no dia 7 de setembro, com a tradicional Corrida da independência, com largada na Praça Capitão João Pinto Fontão, às 8h30.
Nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro será realizada a tradicional Festa das Nações. Conhecida em toda região pela qualidade e pela beleza das apresentações, a Festa das Nações se destaca por levar aos palcos centenas de voluntários de Vargem, que com muita preparação e entusiasmo leva aos espectadores o encanto das mais belas produções de dança e música, representando os países homenageados.
Estarão apresentando o Grupo da Cultura, escolas Municipais, Estaduais e da rede particular, Projetos Sociais, Grupos e Academias. A Festa também proporciona aos participantes a oportunidade de saborear pratos típicos de vários países.
Na quinta-feira, dia 8, e sexta-feira, dia 9, a festa começa a partir das 19h; no sábado, dia 10, o início está previsto para as 20h e no domingo, dia 11, no período da tarde com início às 15h e à noite a partir das 20h.
Shows na represa
Nos dias 24 e 25 de setembro as comemorações serão realizadas na Represa Eduíno Sbardellini, a partir das 15h, com shows e Praça de Alimentação.
No dia 24 de setembro, sábado, haverá a apresentação do cantor gospel Juliano Son, às 15h. E no domingo, dia 25, às 15h, será realizado o show com a dupla Rio Negro e Solimões. Os shows terão entrada gratuita.
Conforme publicação no Jornal Oficial do Município, a contratação do show de Juliano Son foi feita por R$ 60 mil, segundo consta no Processo Administrativo n.º 100/2022 – Inexigibilidade 014/2022. Já a apresentação da dupla Rio Negro e Solimões, ficou em R$ 115 mil, conforme o Processo Administrativo n.º 100/2022 – Inexigibilidade 013/2022.
Juliano Son
Descendente de imigrantes coreanos, Juliano Son nasceu em São Paulo. Músico, compositor e tem formação em Teologia pela Faculdade Batista Teológica de São Paulo. É líder do ministério Livres para Adorar onde atua na pregação, no ensino bíblico e na música como vocalista. Desde 2006, tem participado de seminários e congressos em meio à Igreja evangélica em diversas cidades do Brasil.
Rio Negro e Solimões
Com 33 anos de história, a dupla sertaneja Rio Negro e Solimões agrada o público de todas as idades. Não tem uma faixa etária específica para curtir clássicos populares como “Peão Apaixonado”, “Frio da Madrugada”, “A Gente Se Entrega”, “De São Paulo a Belém”, entre tantas outras canções que marcaram e ainda marcam a vida das pessoas.
Desfile
No domingo, dia 25, às 8h, acontecerá o desfile de aniversário da cidade com a participação das escolas estaduais, municipais e particulares, fanfarras, Tiros de Guerra da cidade e região, Projetos Sociais e grupos.