Está acirrada a disputa para saber quem será o próximo presidente do Poder Legislativo de Vargem Grande do Sul, cuja eleição foi marcada para o dia 5 de dezembro, terça-feira, durante o expediente da última sessão ordinária do ano.
As inscrições para os cargos da Mesa Diretora para o Anuênio 2024, se iniciarão no dia 27 de novembro, segunda-feira, com término no dia 1º de dezembro, sexta-feira, e poderão ser feitas na Secretaria da Câmara Municipal, no seguinte horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h00 às 16h00.
De acordo com o edital publicado, cada vereador poderá se inscrever em um único cargo da Mesa Diretora, que além do presidente, também é composta pelo vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário e tesoureiro.
Atualmente, preside o Legislativo vargengrandense o vereador Guilherme Contini Nicolau (MDB), tendo como vice-presidente Maicon do Carmo Canato (Republicanos), Carlos Eduardo Scacabarozi, o Canarinho (PSDB) como 1º secretário, Gláucio Santa Maria Gusman (União Brasil) como 2º secretário e João Batista Cassimiro, o Parafuso (PSD) como tesoureiro.
Disputa nos bastidores
Com a eleição para eleger a Mesa Diretora acontecendo a cada ano, ao contrário de anos passados, quando durante décadas ela acontecia a cada dois anos, chega no final do mandato e a disputa torna-se acalorada, com cada vereador que busca o cargo de presidente, principalmente, lutando para conseguir o voto dos demais membros da Câmara, composta de 13 vereadores.
Pelo que pode apurar a reportagem da Gazeta de Vargem Grande, este ano a disputa está entre os vereadores Canarinho (PSDB), Danutta (Republicanos),
Itaroti (PTB) e Serginho da Farmácia (PSDB).
A Câmara é formada por dois blocos bem distintos, um liderado pelo vereador Celso Itaroti, ex-prefeito que já presidiu o Legislativo local por três vezes (1993\1994, 2005\2006 e 2021), e estaria buscando sua quarta eleição e outro pelos vereadores mais ligados à atual administração.
No ano passado, quando tentou se eleger presidente da Câmara mais uma vez, Itaroti contou com os votos dos vereadores Paulinho da Prefeitura (PSB), Fernando Corretor (Republicanos), Célio Santa Maria (PSB), vereadores Parafuso e Bertoleti, ambos do PSD e perdeu para o atual presidente Guilherme Nicolau (MDB). Houve empate, com seis vereadores votando em Guilherme e como ele teve mais votos que Itaroti nas eleições municipais, foi empossado presidente para 2023.
Para a disputa atual, segundo apurou o jornal, Itaroti contaria com os votos de Célio Santa Maria, Parafuso, Bertoleti e com o voto do vereador Magalhães (União Brasil), o que não é certeza. Magalhães, seria o fiel da balança para eleger o próximo presidente da Câmara, repetindo o que aconteceu no ano passado. Só que na ocasião, ele votou em Guilherme Nicolau e não em Itaroti.
Já o candidato Canarinho, conta com os votos de Serginho da Farmácia, Guilherme Nicolau, Gláucio Santa Maria (União Brasil) e Maicon Canato (Republicanos), totalizando cinco votos. É neste espaço que também o vereador Serginho da Farmácia busca se eleger, contando com os votos dos vereadores acima mencionados.
Já a vereadora Danutta, segundo os bastidores políticos, teria o voto de Fernando Corretor, que é do seu partido e de Paulinho da Prefeitura. Há quem aposte que alguns dos votos que seriam dados a Itaroti, poderiam migrar para Danutta elegendo-a presidente da Câmara Municipal para 2024.
Muita água ainda vai passar por debaixo da ponte, como diz o ditado, até as eleições do dia 5 de dezembro. Até lá, muitas conversas, muitos acordos deverão acontecer na Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul, certamente provocando um longo desgaste, rachas entre vereadores, o que poderia ser evitado por um período mais longo, caso as eleições acontecessem a cada dois anos.
Importância do novo presidente
Sem dúvida, ganha maior projeção no ano que vem quem for eleito o próximo presidente da Câmara Municipal, uma vez que em 2024 acontecerão as eleições municipais que escolherão o novo prefeito, vice e os vereadores.
Presidir o Poder Legislativo em 2024, é de grande importância política, o que torna a atual disputa mais acirrada ainda, principalmente se for levado em conta que dos atuais 13 vereadores, sonham em sentar na cadeira atualmente ocupada pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (Sem partido), os vereadores Guilherme Nicolau, Serginho da Farmácia, Itaroti, Danutta e Paulinho da Prefeitura, todos já se colocando como pré-candidatos a prefeito em 2024, ou no mínimo buscando disputar o cargo de vice em alguma chapa.