Chegou o fim de ano e o Brasil continua

Para uma grande parcela da população brasileira e de Vargem Grande do Sul também, que achava que o Brasil ia atingir o fundo do poço com a eleição de Lula, parece que a Pátria Amada é bem maior que os atuais ocupantes do Palácio da Alvorada, que também, daqui a quatro anos, devem passar o reinado para outro presidente eleito democraticamente, ou o próprio, se a população brasileira assim o quiser. Democracia.
Os números que muitos previam catastróficos neste primeiro ano de mandato do PT, parece que não se concretizaram. O desastre anunciado foi bem contornado. Paralização da economia, inflação alta, descontrole do governo, enfim, o caos não se efetivou no Brasil neste 2023 que se finda.
Pelo contrário, o PIB deste primeiro ano sob Lula deve fechar em torno de 3%, contrariando previsões que dava menos de 1%. A Bolsa de Valores então, está batendo recordes neste final de ano. Sem falar que a agência S&P melhorou a nota do Brasil, com destaque para a força da produção de commodities, de o país não precisar tanto de financiamento externo e ter alcançado estabilidade política e das instituições, coisas que os gringos não enxergavam na administração anterior.
Outros dados também mostram que o primeiro ano deste governo não foi o desastre que tantos esperavam. A taxa de desemprego está abaixo dos 8%, algo que não acontecia desde agosto de 2014, e o número de trabalhadores com carteira assinada no país atingiu o maior índice desde janeiro de 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em novembro.
Mas, o grande fator destas melhoras das notas está na aprovação do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária pelo Congresso e conduzida pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, para quem, muitos torciam o nariz e sonhavam com o comando do então genial e iluminado Paulo Guedes, ministro da Economia de Bolsonaro.
O Brasil deixou de ser o pária nas relações internacionais, ocupando seu lugar de direito, o desmatamento na Amazônia caiu, depois que deixaram passar a boiada por lá, com destaque para a ministra Marina da Silva do Meio Ambiente, contrariando os muitos que não a toleram e torcem para que ela não obtenha êxito.
Sim, o governo Lula está longe de ser o que todos os brasileiros almejam, os problemas são muitos, há erros, mas, parece que a nação brasileira está apaziguada, que não se precisa mais apelar ao Exército para salvar a nação, tão pouco dormir na frente dos quarteis, como alguns alucinados faziam. Parece que o Brasil não acabou e que a democracia prevaleceu. Que venha 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui