Baixaria
Muitos memes estão circulando nas redes sociais e já foram até objetos de denúncia na polícia civil. Alguns atingindo o atual presidente da Câmara Guilherme Nicolau (MDB), provável candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. Quem faz estas fake news não aparece, não assume e tem nítida intenção de denegrir a imagem de opositores políticos.
Pode ser o caminho
Recentemente também tentaram atingir o diretor da Gazeta de Vargem Grande ressuscitando antiga matéria escrita por jornal apoiado pelo então prefeito Celso Itaroti na época. Como todo jornal político, de vida breve, que some sem deixar algo de bom, a não ser atingir sem provas quem trabalha honestamente.
Coisa de profissional
O que se nota é que os memes são bem feitos, por pessoa ou pessoas bem articuladas, conhecem a política local e deve receber uma boa grana para produzi-los. Não deve ser difícil chegar aos seus criadores. A polícia deverá saber identificar os autores.
Por exclusão
Nesta semana, um novo meme chegou nas redes sociais, divulgado nos grupos, na sua maioria pelo WhatsApp e que tinha como alvo o ex-prefeito Celso Ribeiro, outro possível candidato no ano que vem. Se já tentaram denegrir a imagem de Guilherme Nicolau, de Tadeu Ligabue e Celso Ribeiro, por exclusão, não é difícil de adivinhar de onde está partindo as baixarias.
IPTU
Na última semana, a Gazeta foi procurada por munícipes que questionaram sobre o IPTU, que será cobrado em 2024. O jornal procurou a prefeitura para saber sobre o aumento previsto e recebeu a informação de que estão aguardando a publicação do índice oficial de inflação para atualização monetária do imposto, sendo que o incremento que a maioria dos proprietários irá ter é apenas a inflação do período.
Reajuste
Conforme o explicado, uma parcela menor de proprietários poderá ter um reajuste conforme previsto no Código Tributário Municipal Lei 4148/2017. Esses podem ter um incremento de 1% a 20%, isso se o limitador que está no projeto encaminhado para a Câmara Municipal seja votado e aprovado, caso contrário, uma pequena parcela dos proprietários pode ter o incremento do IPTU de uma única vez acima de 20%, o que depende dos senhores vereadores. O IPTU será objeto de matéria na próxima edição.












