Um azeite que acumulou 22 prêmios em 2023, feito com cinco variedades de azeitonas cultivadas na região, foi eleito o 16º melhor produto da categoria do mundo. A escolha foi realizada pela EVOO World Ranking, uma instituição sem fins lucrativos que seleciona azeites extra virgens que tenham se destacado ao longo do ano em concursos internacionais.
De acordo com o informado pela Gazeta do Rio Pardo, o produto, batizado de Azeite Blend Orfeu, disputou com outras 551 marcas, das quais 28 brasileiras. O azeite gramense obteve 94 pontos, na classificação que vai até 100, onde as provas são realizadas às cegas por júris internacionais especializados.
No concurso do ano passado, o produto alcançou 83 pontos, ficando entre os melhores do país. Agora foi além e despontou entre os melhores do mundo. O primeiro colocado foi o espanhol Rincón de La Subbética DOP Priego de Cordoba, que acumulou 44 prêmios ao longo do ano passado. No top 10, ficaram oito espanhois, um português e um grego.
O Azeite Blend Orfeu é produzido pela Fazenda Rainha, detentora de outros prêmios nacionais e internacionais relevantes, conquistados pelo café da propriedade, localizada nas montanhas de São Sebastião da Grama, já na Divisa com Poços de Caldas.
Foto: Divulgação










