“Não desista, não se deixe abater, você é capaz de tudo”

Portador de deficiência que o impede de andar, numa cadeira de rodas, o jovem aluno Breno Germano de Almeida, 18 anos, foi aplaudido de pé por todos os presentes na inauguração nesta quinta-feira, dia 21 de março, de várias obras na APAE de Vargem Grande do Sul. As pessoas se emocionaram com suas palavras de encorajamento e superação, ao dizer que estava feliz em participar daquele momento.
Sua condição de excepcionalidade e dependência do próximo, não o fez titubear ao afirmar para todos que apesar dos momentos difíceis da vida, tudo vai se resolver. Que todos nós temos um dom, um talento e que era para nós não desistirmos – quem sabe até de nossos sonhos – pois somos capazes de tudo.
Emendou emocionado com sua fala, que ali, na APAE, era sua casa e que sem a participação das pessoas, não seria possível a realização de todos os feitos que estavam sendo inaugurados. Sem dúvida sua casa melhorou muito.
Vê-lo tão forte na sua fragilidade, principalmente ao dizer “você é capaz de tudo”, é que faz da APAE de Vargem Grande do Sul através dos seus fundadores, professores, funcionários, colaboradores, alunos e da sua diretoria, uma entidade especial e fundamental para a evolução da sociedade vargengrandense.
Dizem que a verdadeira evolução do homem, quando deixou de ser primata para ser humano, aconteceu não com o domínio do fogo ou depois que criou ferramentas para sua caça e sobrevivência, mas quando ele passou a socorrer e cuidar de seus semelhantes.
Antes deixadas para morrer quando se feriam, a dignidade humana evoluiu e fez com que essas pessoas feridas fossem socorridas, cuidadas e amadas por seus pares, familiares, enfim, deixamos de ser animais para percorrer a longa jornada que nos levaria a níveis de consciência e amor ao próximo, tornando-nos ‘mais humanos’.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido, basta ver as guerras, a violência, a miséria, a escravidão e tantos outros males humanos que nós mesmos produzimos, mas, como disse Breno, não devemos desistir nunca de procurar nossa elevação a patamares superiores de civilidade.
Parabéns a todos que se preocupam com a APAE e investem o melhor de si para torná-la cada vez melhor e mais digna para ser ‘a casa’ de tantos seres humanos fragilizados que dela necessitam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui