Com apenas um voto de diferença, o advogado João Carlos Felipe foi eleito o novo presidente da 123ª Subseção
A disputa que começou às 9h, desta quinta-feira, dia 21 de novembro, foi disputada voto a voto, com João Felipe recebendo 81 votos e o advogado Márcio Aliende Rodrigues 80 votos. João Felipe concorreu com a chapa “Renova-OAB!”, tendo ele como presidente, Adriana Aparecida Ossete da Silva como vice-presidente, Flávio Graciano Fioretti como secretário geral, Claudinei Moretti como secretário adjunto e Vera Lúcia Buscariolli Garcia como tesoureira. João Carlos já havia se candidatado outras vezes e agora conseguiu o voto da maioria dos advogados do município para presidir a Subseção por três anos.
A eleição, cuja votação terminou às 17hs, foi de forma digital, com 213 de Vargem, com registro ativo na OAB, podendo votar para escolher a nova chapa da OAB São Paulo. A outra chapa que concorreu e perdeu por apenas um voto, era a “União e Valorização”, composta pelos advogados Márcio Aliende Rodrigues como presidente, Daniela de Barros Rabelo como vice-presidente, Felippe Moyses Felippe Gonçalves como secretário-geral, Luciana Siqueira Daniel Guedes como secretária adjunta e Vanessa Salmaço Martins como tesoureira. Márcio é o atual presidente da OAB de Vargem e buscava a reeleição.
Na entrevista que concedeu ao jornal Gazeta de Vargem Grande, João Carlos Felipe afirmou que há 15 anos buscava presidir a OAB de Vargem e com muita resiliência e resistência, hoje via um sonho ser realizado. Falando em nome de toda a diretoria eleita, agradeceu aos votos que recebeu. “Foram pessoas que abraçaram o nosso projeto para a 123ª Subseção de Vargem, a certeza que vamos trabalhar para todos, indistintamente, temos mais de 200 advogados em Vargem, é uma classe muito importante, que precisa ser valorizada e vamos trabalhar para isso”, afirmou.
João Felipe disse que pretende ouvir a todos, ver as reivindicações, visando atender os anseios dos advogados. “Nosso objetivo é que todos se sintam abraçados e vamos colocar o nosso projeto em ação”, falou João Carlos, cuja nova diretoria assume no dia 1º de janeiro de 2025, até o final de 2027.
A reportagem do jornal tentou contatar por telefone também o atual presidente Márcio Aliende Rodrigues, mas não conseguiu falar com o mesmo.
Também saiu vitoriosa a chapa encabeçada por Leonardo Sica, que disputava a seccional paulista da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-SP), chapa esta que era apoiada pelo advogado João Carlos Felipe e sua diretoria. Também foi eleita Patrícia Vanzolini para o Conselho Federal da OAB por São Paulo.
Márcio Aliende comenta sobre eleição

O atual presidente da 123ª Subseção da OAB de Vargem, Márcio Aliende Rodrigues se disse tranquilo com relação aos resultados da eleição, que sempre trabalhou em prol da classe dos advogados, dando o melhor de si, sempre buscando a valorização dos profissionais nestes anos todos que esteve à frente da OAB local. “Na outra eleição ganhamos com 70% dos votos e agora perdemos somente por um voto, o que reflete o trabalho que realizamos”, ponderou Márcio. Citou o desgaste natural quando se está há mais tempo dirigindo uma entidade e também por fazer a coisa certa, correta, com lisura e seriedade, dentro dos princípios basilares da OAB, o que acaba incomodando algumas pessoas, refletindo no que aconteceu na eleição.
Falou do seu trabalho há mais de 20 anos na parte de gestão junto às principais empresas de Vargem Grande do Sul e que levou este conceito para a subseção, elogiando também o trabalho de sua equipe frente à Ordem dos Advogados do Brasil. “Temos uma OAB hoje bem representada, com as comissões internas funcionando perfeitamente e também nos conselhos municipais, onde participamos e fiscalizamos como Conselho Tutelar, além das eleições nos níveis federais, estaduais e municipais, correções em cartórios e no Fórum”, falou.
Argumentou que é um trabalho que não aparece e que acaba sendo obscurecido por muita politicagem e demagogia com palavras de ordem como transformação, renovação, que passam a prevalecer para algumas pessoas que não sabem qual a verdadeira missão da OAB.
“Vamos torcer para que a nova diretoria a partir de janeiro faça um bom trabalho, com seriedade, com a mesma excelência e carinho. Que o trabalho árduo que muitos colegas fizeram na OAB não caiam no esquecimento”, afirmou, parabenizando o esforço do advogado João Carlos Felipe, que buscava pela sexta vez a presidência da subsecção local e agora foi eleito presidente da mesma.
















