Sessão do Tribunal de Contas do Estado marca despedida do conselheiro Sidney Estanislau Beraldo

Sidney Beraldo é homenageado no TCE
Fotos: TCE – SP

A 34ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), na quarta-feira, dia 19, no Auditório Nobre Professor José Luiz de Anhaia Mello, marcou a despedida do conselheiro Sidney Estanislau Beraldo da Corte de Contas paulista. Após o cumprimento da pauta de julgamentos do dia, os Conselheiros do TCE homenagearam Sidney Beraldo que se aposentará nos próximos dias em que completará 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória.
Em sua última sessão de julgamentos do Tribunal Pleno como Conselheiro da Corte, Beraldo falou aos presentes, relembrando a sua trajetória na vida pública e agradeceu a todos pela confiança durante os anos no cargo. “Aos conselheiros que ficam, desejo sorte. A partir de agora, apenas como cidadão, seguirei acompanhando o trabalho de vocês com a confiança de sempre de que o comprometimento com esse Estado e com o Brasil continuará guiando a atuação deste Colegiado”, ressaltou.
“Aos servidores, deixo o meu eterno agradecimento. Como pude me despedir pessoalmente de todos nas áreas desta Casa, não citarei ninguém nominalmente, mas espero que sintam o meu abraço fraterno. Testemunhar a competência e a dedicação desta equipe extraordinária foi, não só um prazer, mas um privilégio. O entusiasmo demonstrado diante de cada desafio, de cada novo projeto foi sempre muito inspirador”, agradeceu.
“Sempre acreditei que pessoas felizes, convivendo em ambientes leves, afetuosos e saudáveis, produzem melhor e a qualidade inquestionável do trabalho de vocês é a prova disso. Por fim, saibam que deixo o Tribunal de Contas com a sensação de dever cumprido e a certeza de que fiz aqui inúmeros amigos. Desejo que os novos tempos sejam de grandes conquistas, felicidade e saúde para todos. Muito obrigado a cada um de vocês”, finalizou Beraldo.
“Doutor Beraldo não é só um grande conselheiro, mas, acima de tudo, se tornou um grande amigo. Saiba que o seu trabalho e dedicação são uma grande inspiração para todos nós. Desejo ao senhor, sucesso, felicidade e muita paz na nova etapa que, por certo, será de muitas realizações e conquistas”, destacou a conselheira-presidente Cristiana de Castro Moraes.
“Ele sempre teve uma palavra de equilíbrio. Quando tivemos problemas institucionais, ele foi uma palavra sensata. Queria dizer, primeiro, a minha gratidão por ter convivido com você aqui. Segundo, desejo que você continue com saúde para aproveitar a nova fase de sua vida, com plena maturidade e capacidade, pois precisamos de pessoas que pensam e constroem pontes. É um momento de despedida, triste para nós, mas a nossa convivência não termina por aqui, pois a vida não termina por aqui”, declarou o vice-presidente conselheiro Dimas Ramalho.
A atuação de Beraldo junto à Corte e a sua conduta e cordialidade no dia a dia no TCE foram enaltecidos por demais membros do tribunal, como o conselheiro-corregedor Marco Bertaiolli, o conselheiro-decano Renato Martins Costa, conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira, conselheiro Wagner de Campos Rosário, além da procuradora-geral de Contas (MPC) Letícia Formoso Delsin Matuck Feres e o secretário-diretor geral, Germano Fraga Lima.

Trajetória
Com quase 50 anos de carreira pública, Sidney Beraldo foi vereador (1977-1982) em São João da Boa Vista, onde também foi eleito prefeito (1983-1988). Em 1994, elegeu-se deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 1998, 2002 e 2006. No Legislativo, foi presidente da Assembleia Legislativa (2003-2005). Em 2007, assumiu a Secretaria de Gestão Pública do Estado.
Em 2011, foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo até ter seu nome aprovado pelo plenário da Assembleia paulista para se tornar Conselheiro da Corte de Contas paulista em dezembro de 2012, onde foi Presidente por duas vezes (2017 e 2023).
Sidney Beraldo se destacou, dentre outras ações na atuação do Controle Externo pelo TCE, como o grande idealizador e coordenador do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M). O indicador, que completou dez anos de implementação na Corte, em 2025, tem como principal objetivo avaliar e medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
Como deputado e secretário de Gestão e presidente da Casa Civil, Beraldo atuou como interlocutor de Vargem Grande do Sul junto ao governo do Estado, tendo participação fundamental em diversas conquistas do município ao longo dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui