Conferência do Idoso acontece dia 28 de março

O mundo está ficando mais velho e o país envelhecendo rapidamente. Todos enfrentam o desafio de oferecer à população idosa que cresce cada vez mais, o que necessita para viver com dignidade.

A expectativa de vida no mundo, que era de 50 anos em 1900, passou para 79 em 2000. Essa é a maior conquista da humanidade no século XX e o grande desafio do século XXI e para enfrentar esse desafio é preciso o envolvimento de todos nas discussões e propostas e a Conferência do Idoso é uma importante ferramenta para essas discussões.

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) e o Departamento de Ação Social, em reunião marcou a data da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vargem Grande do Sul, que acontecerá no dia 28 de março, no pátio do CRAS, à rua 1º de Maio, 359, Centro, a partir das 13h30. O evento é organizado por uma comissão e terá como tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Segundo a prefeitura, toda população está convidada para discutir os temas: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

De acordo com a presidente do CMI, Conceição Aparecida Della Torre Cachola, a participação do poder público e sociedade civil envolvendo pessoas que trabalham diretamente na rede de serviços e também os usuários, é essencial para a construção de metas que visem à melhora do atendimento ao idoso no município. “Estaremos convidando a todos e esperamos sermos atendidos neste chamado que interessa a todos nós”, disse.

A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vargem Grande do Sul tem uma Comissão de Planejamento e Organização que está trabalhando intensamente para a realização da mesma. A Comissão tem representantes do Poder Público e da Sociedade Civil sendo: Representantes do Poder Público: Sandra Marina de Souza Legnaro Coelho; Eliana Aparecida Rici Cândido; Deise Aparecida dos Santos Salvador; Patrícia Maria Teodoro Ribeiro. Representantes da Sociedade Civil:  Conceição Aparecida Della Torre Cachola; Irmã Elisabeth Célia Leandro; Irmã Aparecida Donizete de Freitas; Regina Célia Gasparini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui