Com a chegada do inverno, era esperado que o crescimento do número de casos de dengue em Vargem Grande do Sul cessasse, no entanto, com o clima quente, a cidade chegou a registrar 200 casos até a sexta-feira, dia 31.
De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, até a ocasião, haviam sido feitas 233 notificações da doença. Segundo o informado pela prefeitura, não há um bairro específico com concentração de casos, uma vez que há casos em todo o município. Felizmente, o número de casos confirmados até o final de julho segue menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2019, a cidade sofreu uma forte epidemia de dengue e até o final de julho, registrou 436 casos e somou 572 notificações da doença.
Em São João da Boa Vista, o número de casos de dengue cresce acentuadamente. Em 20 dias, a cidade registrou 426 novos casos, totalizando 1.649 confirmados neste ano. Deste total, segundo o balanço, apenas 48 casos são importados, ou seja, pegos em outro município.
A cidade decretou epidemia de dengue em 21 de fevereiro, após a confirmação de 282 casos positivos, e até o momento, segundo a prefeitura, nenhuma morte por dengue foi registrada.
No total, segundo o balanço, São João registra 2.484 notificações, 632 pessoas ficaram negativas para dengue e outras 203 aguardam o resultado dos exames.
Para tentar combater a doença, em São João, a prefeitura está realizando ações mais rígidas, como a aplicação de multas para locais em que são encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti, com o objetivo de que terrenos ou imóveis sejam mantidos limpos. Outra ação é a autuação e multa em moradores que impedem a entrada de agentes nos imóveis. Em 2020, a dengue tipo 2, chamada também de dengue hemorrágica, tem sido a principal preocupação das autoridades de saúde de São João, em razão da agressividade do vírus.
Sintomas
A dengue pode apresentar sintomas como febre alta repentina; dor de cabeça; dores musculares; dor nas articulações e atrás dos olhos; fraqueza; vermelhidão no corpo e coceira.
A diferença para a dengue hemorrágica é que além dos sintomas da dengue clássica, pode haver também confusão mental, agitação ou insônia; perda de consciência; sangramento na boca, nas gengivas e nariz; boca seca e muita sede; dificuldade de respiração; fortes dores abdominais e vômitos intensos; pele pálida, fria e úmida; e pulso fraco.












