A Renovias, concessionária que administra 345,6 km de rodovias que fazem a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais, realizará, nesta sexta-feira, dia 9, uma ação especial de conscientização sobre os perigos de misturar bebida e direção.
A ação vai acontecer à margem da rodovia Gov. Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340), na pista Norte, em frente ao restaurante Good Stop, localizado no km 160, no município de Mogi Mirim, das 14h às 16h. Todos os motoristas que passarem pelo local serão convidados a participar de uma atividade lúdica com um óculos simulador de embriaguez.
Na saída para o feriado prolongado de Carnaval, a ação com o óculos simulador é o pontapé inicial para a Campanha “Não misture bebida e direção” que se estenderá por todos os dias do feriado prolongado com a distribuição de aproximadamente 40 mil panfletos em todas as praças de pedágio administradas pela Renovias.
Simulador de embriaguez
De acordo com a Renovias, o óculos simulador de embriaguez reproduz, por meio de suas lentes, as dificuldades de visibilidade e de espaço quando o motorista alcoolizado está dirigindo à noite. As lentes escuras do óculos dificultam ainda mais o trajeto por um circuito, evidenciando de forma lúdica, como a bebida alcoólica afeta as percepções de distância, profundidade e velocidade.
Durante a ação educativa, os motoristas serão convidados a realizar uma série de atividades práticas – como andar em um circuito desenhado no chão, desviar de obstáculos e acertar um alvo – utilizando os óculos simuladores de embriaguez da concessionária. A participação na dinâmica é gratuita.
A dinâmica permite que o participante, lucidamente, perceba alguns dos distúrbios colaterais da ingestão do que equivale a, aproximadamente, três doses de whisky, três garrafas de cerveja ou quatro taças de vinho.
“Os efeitos do álcool variam de intensidade de acordo com as características de cada indivíduo. Mas, o óculos simulador é uma ótima ferramenta para fazer com que o motorista se conscientize dos riscos de dirigir sob o efeito de álcool”, ressalta o supervisor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Wellington Luiz de Freitas.
Fotos: Renovias















