Vargengrandense ganha o prêmio Leão de Ouro em Cannes

Ana, Hermeti e Meg Farren do KFC. Foto: Divulgação

A 64ª edição do prestigiadíssimo Festival Internacional de Criatividade de Cannes, um dos maiores do mundo, ocorreu de 18 a 22 de junho e entre os ganhadores do cobiçado Leão de Ouro, estava o vargengrandense Hermeti Balarin e sua esposa Ana. A campanha premiada foi a realizada para a KFC, que neste ano já rendeu inúmeros prêmios e indicações à Mother, agência Mother London, dirigida pelo casal.
Antes de Hermeti, um outro vargengrandense já havia conquistado o prêmio máximo em Cannes. O publicitário Jack Ronc ganhou o Leão de Ouro em 2005 por uma campanha para a empresa Vick.

A campanha

Em fevereiro, a rede de fast food KFC, especializada em vender baldes de frango frito, se viu em uma situação bastante delicada no Reino Unido: foi obrigada a fechar temporariamente mais de 600 lojas justamente por falta de frango. Um problema com os novos fornecedores impediu de chegar o produto aos restaurantes.
Nos dias da crise, a agência Mother London criou um anúncio que circulou nos principais jornais do país com o famoso baldinho de frango do KFC vazio. As letras da marca foram trocadas para “FCK” – que remete a um palavrão em inglês. Abaixo da imagem, um texto pedia desculpas pelo falta de frango, que acabou forçando a rede a fechar a maioria das suas lojas por todo Reino Unido.

Premiação

Em entrevista à Gazeta de Vargem Grande, Hermeti, filho de Denyse e Isael Balarin, falou sobre a premiação. “No nosso primeiro ano como sócios, a Mother teve o seu ano de maior expressão no festival de publicidade de Cannes, que ocorre durante a penúltima semana de junho na famosa cidade de praia no Sul da França. Durante seis dias, são distribuídos prêmios nas mais variadas categorias desde anúncios de televisão até ações na internet. Continuando sua trajetória de sucesso, o nosso anúncio do KFC “FCK”, respondendo à crise do frango na Inglaterra, conquistou nada menos do que três Leões de Ouro e um Leão de prata nas categorias de mídia impressa e relações públicas. A peça foi uma das mais celebradas de todo o festival. A Mother ainda fechou a semana com chave de ouro ao conquistar mais dois Leões de Prata para o anúncio de televisão “Action Man” para o site de comparações MoneySuperMarket. Ao todo foram seis Leões em Cannes, três de ouro e três de prata. Um feito inédito para a Mother, no maior festival de publicidade do mundo”, explicou.
“Para nós, foi algo inacreditável. Apesar de termos chegado com um certo favoritismo, nunca imaginamos voltar para Londres com tantos Leões na mala”.

Mais prêmios

A campanha até agora ganhou Ouro no prêmio Andy’s nos EUA, um lápis Amarelo e dois de bronze no D&AD em Londres e agora quatro Leões em Cannes. Ainda por vir estão o Campaign Big awards e o Creative Circle em Londres, onde nossas chances de sucesso são grandes.

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