Governo adia desligamento de sinal analógico na região

Ministro da Ciência e tecnologia, Gilberto Kassab, durante reunião sobre o início do desligamento do sinal analógico, no dia 29. Foto: Ministério da Ciência e Tecnologia

Previsto para acontecer na quarta-feira, dia 29, o desligamento será feito somente no dia 17 de janeiro de 2018

Os moradores de Vargem Grande do Sul e mais 14 cidades da região que ainda não possuem TV digital ou conversor e antenas para a captação deste sinal terão mais alguns dias para se adaptarem. Previsto para acontecer no dia 29, o desligamento do sinal analógico será feito somente no dia 17 de janeiro de 2018 para estes municípios.
A medida foi oficializada na manhã da quarta-feira, dia 29, em Brasília. A decisão havia sido tomada no dia 28, pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), em reunião na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A medida vale para as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba. A região de Ribeirão Preto e de Franca terá o sinal analógico da TV aberta desligado em 31 de janeiro de 2018. Essa é a mesma data prevista para o desligamento do sinal analógico em parte dos estados do Sul do Brasil, regiões de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Motivo

De acordo com o informado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, as pesquisas Ibope realizadas nos agrupamentos de cidades entre os dias 13 e 25 de novembro apontaram os seguintes índices de digitalização das residências: 89% em Santos; 88% em Campinas; 88% no Vale do Paraíba; 84% em Ribeirão Preto; e 80% em Franca.
Isso significa que nenhuma das cinco regiões do estado de São Paulo conseguiu atingir o percentual mínimo de 90% dos domicílios preparados para receber o sinal digital. O índice é condição para encerramento das transmissões analógicas de TV, conforme estabelece portaria do Ministério .
Por conta desses resultados, o Gired encaminhou a sugestão de realizar o desligamento de forma progressiva nos agrupamentos de Santos, Campinas (do qual Vargem faz parte) e Vale do Paraíba, que reúnem uma população de cerca de 12 milhões de pessoas. Já as regiões de Franca e Ribeirão Preto, juntas, somam cerca de 2 milhões de habitantes. Um novo levantamento será realizado nesses dois agrupamentos antes do desligamento.
O Gired também decidiu que uma cartela informativa será exibida pelas emissoras de TV informando sobre o início e a data final do desligamento do sinal analógico de TV.

Kits

A distribuição de kits de conversores digitais para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal também continua nas cidades do interior de São Paulo. Do total previsto, já foram entregues 76% dos kits em Campinas, 70% em Santos, 72% no Vale do Paraíba, 74% em Ribeirão Preto e 88% em Franca.

Cidades

Na região, além de Vargem Grande do Sul, terão os sinal analógico desligado os municípios de Aguaí, Águas da Prata, Araras, Conchal, Itobi, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, São João da Boa Vista e Tambaú.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui