Vargengrandense lança livro sobre educadora russa

0
1235
Samantha lançou seu livro no dia 14, em Mogi Guaçu. Foto: Claudia Lotito

O estudo biográfico “Nadehzda Krupskaia: uma estrela vermelha” foi escrito por Samantha Lodi

A professora doutora, Samantha Lodi, de Vargem Grande do Sul, lançou seu novo livro “Nadehzda Krupskaia: uma estrela vermelha”, em Mogi Guaçu, no último sábado, dia 14. A obra é fruto das pesquisas realizadas pela autora durante seu doutoramento pela Faculdade de Educação da Unicamp e contou com a orientação da Drª Mara Jacomeli, da Unicamp, e do Dr. Jean-Numa Ducange, da Universidade de Rouen, França.
O livro foi inicialmente lançado em e-book, no ano passado, em Diamantina (MG), durante a Semana de História sobre 100 anos da Revolução Russa. No último sábado, Samantha fez a apresentação da versão impressa da obra, durante um evento onde falou ao público sobre o estudo e seu processo de produção.
De acordo com Samantha, Nadehzda Krupskaia (1869-1939) foi muito mais que esposa de Lenin, como é costumeiramente apresentada. “Ela tinha uma visão sobre educação revolucionária, com base na solidariedade e nos direitos iguais para todos em uma sociedade hierárquica e excludente. Também apresentava-se com defensora dos direitos da mulher e trabalhou muito em busca de uma sociedade igualitária”, comentou. “Mas infelizmente ela não é muito conhecida, tanto que livros dela traduzidos para o português aqui no Brasil só saíram no ano passado (2017), por isso trabalhei com textos em espanhol e francês”, explicou Samantha.
A professora doutora lembrou que a proposta de educação de Krupskaia ainda não aconteceu. “E pode servir de inspiração para pensarmos a educação hoje, considerando as mudanças e particularidades da sociedade atual”, afirmou.
“Toda vez que alguém mencionava Krupskaia aparecia na frente do nome dela: mulher ou esposa de Lenin. O título do livro tem a ver com isso, ela era uma mulher com luz própria, assim como as estrelas”, disse.
O livro foi lançado pela Editora Navegando e pode ser baixado gratuitamente pelo link www.editoranavegando.com/livro-samantha. Samantha também é autora do livro “Anália Franco: a Educadora e Seu Tempo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui