PM destaca aumento de apreensão de drogas

A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul realizou na manhã da última quarta-feira, dia 18, uma audiência pública para informar as estatísticas da criminalidade no município referentes ao primeiro trimestre de 2018, bem como as ações desenvolvidas pela corporação na cidade. A audiência foi coordenada pelo sargento Marcos Lasmar, comandante da PM na cidade, e contou com a presença do major Carmello, comandante do 24º Batalhão da PM do Interior, do qual Vargem faz parte, policiais militares, da Guarda Civil Municipal e representantes da comunidade.
O comandante deu início à apresentação, informando que deu início a obras na sede do pelotão, no Jardim Pacaembu, com a construção de um muro ao redor da base. Também comentou que tem passado à equipe alguns treinamentos diferenciados, com vistas a preparar os policiais para situações de abordagem, vistoria de residências, entre outros.
Major Carmello observou que Lasmar é um policial com experiência e altamente especializado, assim toda a equipe poderia se beneficiar com esse tipo de capacitação. Inclusive, ao longo da audiência, sugeriu que Lasmar poderia firmar uma parceria com a Guarda e oferecer algumas instruções aos membros da GCM, visando a capacitação do efetivo.
Aliás, a contribuição da Guarda Civil Municipal na questão da segurança pública em Vargem foi bastante elogiada pela PM.

Produtividade

De janeiro a março deste ano, policiais militares de Vargem abordaram 3.276 pessoas, contra 3.061 no mesmo período de 2017. Também foram vistoriados 1.991 veículos, sendo que de janeiro a março do ano passado, foram 1.865. No entanto, houve redução do número de Boletins de Ocorrências registrados, de 316 para 218. Na avaliação de Lasmar, isso se deve ao aumento das abordagens e do policiamento ostensivo.
O número de armas apreendidas foi de três no primeiro trimestre de 2017 para quatro neste período em 2018. As prisões em flagrante aumentaram de 40 para 48 e as por mandado caíram de 36 para 22. No caso de adolescentes, houve um aumento de seis jovens apreendidos no primeiro trimestre de 2017 para 14 em 2018.
No entanto, o número que mais chamou a atenção foi a de apreensão de entorpecentes. Se entre janeiro, fevereiro e março do ano passado a Polícia Militar de Vargem apreendeu 762 gramas de drogas, nestes mesmos meses de 2018, foram 2.944 kg de entorpecentes apreendidos.

Estatísticas

Todos os índices estatísticos analisados pela PM tiveram redução em Vargem Grande do Sul na comparação do primeiro trimestre de 2017 com os três primeiros meses de 2018.
Não foi registrado no período, nenhum homicídio. Os casos de furtos caíram de 117 para 73 e os de roubo de cinco para três. As ocorrências de furto de veículos também caíram, de cinco em 2017 para três em 2018. Já os roubos de veículos foram dois em cada trimestre analisado.

Sg. Lasmar explicou os índices aos presentes. Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui