Primeira audiência pública do Plano Diretor será dia 28

A primeira audiência pública do Plano Diretor Participativo-PDP de Vargem Grande do Sul acontece na segunda-feira, dia 28, às 7h na Câmara Municipal. O Plano está sendo elaborado pela empresa Ultra Haus Strategic Solutions sem custos aos cofres municipais, após o acordo firmado entre a prefeitura municipal e a empresa Cantareira Transmissora de Energia S/A .
Nesta audiência, será levado ao conhecimento do público como os estudos para elaboração do PDP estão sendo realizados pelos técnicos da Ultra Haus e como a população deverá participar para que o Plano Diretor Participativo atinja seus objetivos.
A prefeitura também está contribuindo com a elaboração do PDP através do Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Segundo seu diretor, Tadeu Fernando Ligabue, já foi criada a Comissão Gestora e também a Equipe Técnica, composta por técnicos municipais e pessoas indicadas por várias entidades da cidade para ajudar nos estudos.
Tadeu explicou que o Plano Diretor de Vargem Grande do Sul foi aprovado em 2006 e segundo o Estatuto da Cidade, passados 10 anos ele teria de ser revisto, o que está acontecendo agora. “Embora conduzido pela prefeitura, o PDP tem de ser feito com representantes da sociedade, em um processo democrático e participativo. É preciso que ele seja debatido, aceito e depois aprovado pela Câmara Municipal”, disse o diretor.
Ele vai passar por várias etapas de estudos e depois apresentado ao público para os debates necessários. Tadeu explicou que paralelamente, estão sendo feitos estudos para que novas leis também sejam aprovadas quando da entrega do PDP, como Código de Obras e Edificações, Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo, Código de Postura, dentre outros. “Estas leis têm mais de 20 anos e temos que atualizá-las, falou Tadeu”.

Vargem poderá ter um Parque Linear

Dentre as propostas levadas ao prefeito Amarildo Duzi Moraes, está a construção de um Parque Linear, contendo lagos, área de lazer, área de preservação, ciclovias, parques, ligando a Barragem Eduíno Sbardellini, passando pelas várzeas junto ao Rio Verde, até a Estação de Tratamento de Esgoto.
“O prefeito Amarildo está muito empenhado em dar início a esta obra, que deverá ser feita em mais de uma gestão, dado seu porte. O importante é delimitar a área do Parque Linear e deixá-lo como proposta do Plano Diretor Participativo para ser realizado”, ponderou o diretor, dizendo que a participação da população, suas lideranças, é que vai dar o formato a Vargem Grande do Sul que queremos para nós e nossos descendentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui