Primeiro turno das eleições será neste domingo

Equipe do Cartório Eleitoral preparou as urnas para as eleições. Foto: Reportagem
Equipe do Cartório Eleitoral preparou as urnas para as eleições. Foto: Reportagem

O primeiro turno das eleições para deputado estadual, deputado federal, senadores, governador e presidente será nesse domingo, dia 7 de outubro. E os eleitores devem ficar atentos para evitar problemas. Vargem Grande do Sul compreende a 229ª Zona Eleitoral. A cidade mantém os colégios eleitorais nas escolas Dom Pedro II, EE Gilberto Giraldi, EE José Gilberto de Oliveira Souza; EE Alexandre Fleming; EE Benjamin Bastos; EMEB Francisco Ribeiro Carril; EMEB Antônio Cury; EMEB Nair Bolonha e EMEB Professora Darci Troncoso Peres de Carvalho. No dia das eleições, os portões dos colégios ficarão abertos das 8h às 17h.

No dia o eleitor deverá ter em mãos um documento com foto e o título de eleitor. Segundo Silvio Luis D’amico do cartório eleitoral, caso o eleitor tenha perdido o título, ele ainda consegue votar e são diversos os documentos oficiais com foto que a pessoa pode estar portando. “Se a pessoa perdeu o título, só com o documento com foto, sabendo a sessão e o local de votação, ela pode votar. Pode também levar a carteira de habilitação, tanto a física de papel, quanto a digital; pode levar o aplicativo e-título se a biometria da pessoa já estiver feita, pois terá a foto, então ele não precisa nem levar documento com foto, levando só o e-título se tiver feito a biometria e tenha a foto no e-título; e o eleitor pode levar também documento de classe como OAB e CRM”, explica.

Silvio contou que, na cidade, a maior e mais importante mudança será na Escola Estadual Gilberto Giraldi. “Devido a problemas estruturais na escola, três salas estão interditadas e os eleitores que votam nas sessões 38, 54 e 59 terão que votar na EMEB Darci Troncoso Peres de Carvalho”, informou.

A escola fica na rua Hermenegildo Cossi, 1122, no Jardim Fortaleza e as salas estarão todas numeradas. “A escola Darci já tem quatro outras sessões e agora terá mais essas três provisoriamente. A mudança será apenas para essa eleição e caso aconteça a reforma necessária na escola Gilberto Giraldi, as sessões voltarão para lá normalmente nas próximas eleições. Porém, para o primeiro e o segundo turno dessa eleição de 2018, os eleitores que votam no Giraldi devem ficar atentos com a mudança”, explica Silvio.

As urnas dos municípios de Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama e Divinolândia já estão preparadas. “Nós tomamos conta das urnas dos três municípios e todas já estão prontas, em Vargem há 89 urnas das sessões e 14 urnas para substituição, caso haja algum problema na hora, de modo que temos que fazer alguns procedimentos técnicos para passar a memória de resultados para a nova”, comenta.

Em Vargem há 31.223 eleitores aptos para votar e a principal dica é não esquecer os documentos e levar os números dos candidatos anotados. “A dica que damos é não esquecer os documentos para que não haja nenhuma complicação e levar uma colinha com o número dos candidatos já que são seis votos diferentes e há ordem na votação, sendo deputado federal, deputado estadual, duas vagas para o senado, governador e presidente. Nessa eleição os eleitores terão que apertar 25 teclas ao todo, contando os números e a tecla confirma, portanto a colinha facilita bastante”, informou.

Apuração

O encerramento da eleição acontece após as 17h, depois que todos os eleitores que estiverem na fila dentro da escola votarem. “Após o término, desmontamos a sessão e os materiais são trazidos para o cartório. No município de São Sebastião da Grama e Divinolândia, os resultados serão transmitidos pelo posto de atendimento, e o município de Vargem Grande do Sul transmitirá aqui pelo cartório eleitoral. A totalização dos três municípios será feita aqui em Vargem Grande do Sul e não haverá transmissão por telão na cidade, já que a eleição presidencial não desperta tanta curiosidade e emoção igual a municipal”, conta.

A maior dúvida dos eleitores de Vargem é a respeito da biometria. “Recebemos ligação o dia todo de pessoas querendo saber se o pessoal daqui de Vargem poderá votar mesmo sem ter feito a biometria, e sim, poderão votar, pois aqui na cidade a biometria ainda não foi obrigatória, então a votação acontece normalmente”, explica Silvio.

No dia da eleição é proibida a divulgação de qualquer campanha eleitoral. “No domingo o eleitor não poderá divulgar, fazer propaganda e boca de urna, isso é crime, não poderá ter aglomeração de eleitores pedindo voto e os eleitores só podem ser transportados com veículos oficiais, a serviço da justiça eleitoral, então as pessoas devem ficar atentas, pois essas ações podem configurar crime eleitoral e se alguém estiver nessa situação, será detido e levado à delegacia”, alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui