Desetran realiza intervenções para melhoria do trânsito

0
574
Novas faixas de pedestres foram pintadas na cidade. Foto: Prefeitura
Novas faixas de pedestres foram pintadas na cidade. Foto: Prefeitura

Visando a segurança de pedestres, ciclistas e condutores, o Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran) está realizando uma grande operação de restauração e implantação de nova sinalização de trânsito em toda a cidade. Foram substituídas inúmeras placas de sentido de circulação, parada obrigatória, lombada, área escolar, entre outras que estavam enferrujadas ou apagadas devido à ação do tempo e também devido ao vandalismo.

O diretor do Departamento, Flávio Dei Agnoli, destacou que estão sendo instaladas novas faixas de pedestres, como na Rua do Comércio cruzamento com a Rua São Pedro e Rua Quinzinho Otávio cruzamento com a Rua Dona Maria Antônia, ainda serão implantadas mais faixas de pedestres. Estão sendo criadas 40 novas vagas para motocicletas no Centro da cidade para atender a demanda, facilitando para os usuários. “Grande parte dos funcionários do comércio usam esse tipo de veículo para trabalhar na área do Centro da cidade. Como o uso de motocicleta aumentou muito em nossa cidade, o número de vagas para estacionamento estava defasado, causando reclamações”, disse o diretor.

Estão sendo implantadas várias placas de parada obrigatória em muitos cruzamentos onde estavam danificadas ou furtadas, ou nunca tiveram esse tipo de sinalização que é essencial na tentativa de se reduzir acidentes de trânsito em áreas de cruzamento de vias. Áreas escolares e Unidades Básicas de Saúde estão sendo sinalizadas, implantando placas de estacionamento para veículo escolar, carga e descarga, ambulância e pintura de faixas de pedestres.

As vagas especiais de idosos e portadores de necessidades especiais também estão recebendo atenção do Departamento, que está renovando a pintura de solo e trocando as placas de identificação. “Esta operação se faz muito necessária devido ao grande período que a cidade ficou sem esse essencial serviço”, disse.

Flávio destacou também o trabalho que vem sendo feito de orientação junto às escolas de educação no trânsito e ainda, uma ostensiva fiscalização visando reduzir o desrespeito dos condutores. “O desrespeito às leis de trânsito que geram acidentes, colocando em risco nossa população. Os agentes de trânsito também estão atentos ao grande número de condutores que ainda estacionam nas vagas especiais causando transtornos aos seus legítimos usuários. Orientar os jovens para os riscos do trânsito contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e para um trânsito mais seguro. Seguindo este tema, são realizadas palestras nas escolas, trabalhando com os jovens do terceiro ano do ensino médio e com os alunos do quinto ano do ensino fundamental.”

Flávio pediu ainda a contribuição essencial da população. “São muitos os atos de vandalismo contra a sinalização e pedimos a colaboração da população para ajudar na fiscalização evitando danos ao patrimônio público e à sinalização que é tão necessária para a segurança no trânsito. Além é claro, da observação constante da legislação de trânsito que existe para a segurança de motoristas e pedestres e deve ser cumprida”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui